Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Alunos das escolas estaduais voltam às aulas presenciais nesta segunda-feira (21)

As instituições não poderão cobrar passaporte vacinal dos alunos. Mas tanto as escolas como as famílias deverão cumprir algumas regras de prevenção a covid-19

Assessoria Gov/RS
Redação
por  Assessoria Gov/RS  e Redação
20/02/2022 11:29 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

As aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2022 ocorrem de forma 100% presencial, sem revezamento e começam nesta segunda-feira (21).

As instituições de ensino não poderão cobrar passaporte vacinal dos alunos. Mas tanto as escolas como as famílias deverão cumprir algumas regras de prevenção a covid-19. A modalidade de ensino remoto ficará restrita apenas aos alunos que tiverem as devidas e expressas indicações médicas.

Para a retomada das atividades, todas as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19 destinadas à rede estadual de educação do Rio Grande do Sul estão disponíveis no site coronavirus.rs.gov.br/ensino

Foto: Banco de imagens


Entre as orientações, estão: 

  • a obrigatoriedade do uso de máscara: Crianças de até três anos não devem usar máscara e é opcional entre quatro a 11 anos. Mas é obrigatório para estudantes a partir de 12 anos, professores e funcionários.
  • ambientes ventilados: ambientes com ventilação cruzada natural (portas e janelas abertas)
  • higienização constante das mãos: As escolas devem oferecer álcool 70% em diferentes pontos da instituição e sabonete líquido e papel toalha nos banheiros, para higienização frequente das mãos. Superfícies de uso comum precisam ser limpas com frequência.
  • recomenda-se que seja mantido o distanciamento físico de pelo menos um metro entre as pessoas
  • O uso de bebedouros deve ser limitado apenas à reposição de água em copos ou garrafas individuais.
  • Pais ou responsáveis legais não devem levar o aluno à escola se ele estiver doente ou se algum morador da casa estiver com sintomas respiratórios. Teste positivo, seja da criança ou de alguém que more na mesma casa, deve ser comunicado à escola.

O ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. Este formato permitirá que o planejamento pedagógico tenha uma organização mais efetiva, com maior capacidade de resposta neste momento de recuperação das aprendizagens.

O recesso escolar ocorrerá de 25 a 31 de julho, o início do segundo semestre está marcado para 1º de agosto e o ano letivo terminará em 16 de dezembro.

Carga horária

A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:

  • Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 800 horas
  • Ensino Fundamental – Anos Finais: 833 horas
  • Ensino Médio Diurno e Noturno: 1.000 horas
  • Escolas em Tempo Integral: 1.400 horas
  • Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos: 400 horas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE