Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Alunos da rede estadual gaúcha voltam às aulas na segunda (21)

Retorno ocorre de forma 100% presencial nas escolas estaduais

Ascom Seduc
por  Ascom Seduc
18/02/2022 09:58 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

As aulas da rede estadual de ensino no ano letivo de 2022 ocorrem de forma 100% presencial, sem revezamento e começam na próxima segunda-feira (21/2), conforme a Portaria 300/2021. Para a retomada das atividades, todas as orientações sanitárias de prevenção à Covid-19 destinadas à rede estadual de educação do Rio Grande do Sul estão disponíveis no site coronavirus.rs.gov.br/ensino. A modalidade de ensino remoto ficará restrita apenas aos alunos que tiverem as devidas e expressas indicações médicas.

Entre as orientações, estão a obrigatoriedade do uso de máscara nas instituições de ensino, de ambientes ventilados e de higienização constante das mãos, além da recomendação de distanciamento social quando possível.

O ano letivo de 2022 será dividido em quatro bimestres. Este formato permitirá que o planejamento pedagógico tenha uma organização mais efetiva, com maior capacidade de resposta neste momento de recuperação das aprendizagens.

O recesso escolar ocorrerá de 25 a 31 de julho, o início do segundo semestre está marcado para 1º de agosto e o ano letivo terminará em 16 de dezembro.

Carga horária

A carga horária mínima necessária para cumprimento do ano letivo e da matriz curricular específica de cada etapa e respectivas modalidades de ensino será de:

  • Ensino Fundamental – Anos Iniciais: 800 horas
  • Ensino Fundamental – Anos Finais: 833 horas
  • Ensino Médio Diurno e Noturno: 1.000 horas
  • Escolas em Tempo Integral: 1.400 horas
  • Modalidades Semestrais de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Curso Normal Aproveitamento de Estudos: 400 horas

Ensino Médio Gaúcho

Como novidade para o ano letivo de 2022, ocorre a implementação do Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, em todas as turmas de 1º ano. A iniciativa abrange cerca de 1.100 escolas e em torno de 100 mil alunos.

Em 2022, pela proposta, a carga horária total é de 1.000 horas. O novo modelo contempla 800 horas de Formação Geral Básica e mais 200 horas dos componentes obrigatórios que fazem parte dos itinerários formativos.

Nessa etapa, o aluno tem as disciplinas de formação geral: Língua Portuguesa, Matemática, Inglês, Artes, entre outras, além de carga horária destinada a seu Projeto de Vida, sua relação com o Mundo do Trabalho e com a Cultura e Tecnologias Digitais.

No segundo ano, que iniciará em 2023, depois de o aluno trabalhar seu Projeto de Vida, ele poderá optar por Itinerários Formativos que contemplem seus interesses e anseios profissionais.

O Ensino Médio Gaúcho, em seu novo formato, surgiu como uma proposta para a renovação de oferta de educação aos jovens brasileiros e visa aproximar as escolas da realidade dos estudantes, com a atualização da etapa por parte das novas demandas e complexidades dos dias atuais. Entre seus objetivos, estão o protagonismo do estudante e a permanência escolar por meio de aprendizagens significativas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE