Alunos da Escola Básica da URI são premiados em concurso de redação sobre prevenção ao uso de cigarro eletrônico

A iniciativa teve como tema "Desafios da prevenção do uso do cigarro eletrônico e afins", um assunto de crescente importância para a saúde pública.

Por Redação/Ascom URI Publicado em 18/08/2025 09:24 - Atualizado em 18/08/2025 09:29

Em uma ação que alia educação e conscientização, nove estudantes dos primeiros anos do Ensino Médio da Escola Básica da URI foram premiados no Concurso Interno de Redação, promovido no âmbito do projeto PREVDROGAS. A iniciativa teve como tema "Desafios da prevenção do uso do cigarro eletrônico e afins", um assunto de crescente importância para a saúde pública.

As redações foram produzidas durante as aulas da professora Vanessa Collet, com a participação de 85 alunos. O principal objetivo do concurso foi incentivar a reflexão e o pensamento crítico dos jovens sobre os riscos associados ao uso de dispositivos eletrônicos para fumar.

De acordo com a professora Fernanda Dal’Maso Camera, coordenadora do Programa PREVDROGAS na escola, promover atividades educativas como essa é essencial para fortalecer as ações de prevenção ao uso de substâncias psicoativas. “Essa iniciativa desperta o interesse dos jovens pela pesquisa e pela reflexão crítica, contribuindo para o conhecimento sobre os riscos e impactos do consumo de produtos derivados do tabaco”, destacou. “Além disso, desenvolve habilidades de escrita e argumentação, ao mesmo tempo em que aproxima a universidade da comunidade escolar, fortalecendo o papel social da instituição na formação cidadã e na promoção de hábitos de vida saudáveis”, completou.

A premiação dos nove alunos reconhece não apenas a qualidade das redações, mas também o envolvimento dos estudantes com um tema atual e desafiador. O sucesso do concurso evidencia o compromisso da Escola Básica da URI em oferecer uma formação integral, que vai além dos conteúdos curriculares e prepara os jovens para os dilemas do mundo contemporâneo.

O projeto PREVDROGAS segue como uma ferramenta essencial dentro da escola, fomentando o diálogo e oferecendo informações que capacitam os estudantes a fazer escolhas conscientes e saudáveis, reforçando o papel transformador da educação na prevenção.

Os alunos premiados foram: Bruna Luiza Kammler, Mariana Coghetto Baccin, Isabella Olszewski Biesek, Laura Moratelli, Laura Barbieri, Sofia Marques Bonato, Pietro Menegasso Baú, Manoela Patussi Botton e Júlia Bernardon Incerti.