Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aluno do Senac Pelotas representará o RS em competição nacional

Caso vença a concorrência nacional, Thiago ainda representará o Brasil na WorldSkills em 2021 na cidade de Shanghai (China).

Assessoria
por  Assessoria
18/08/2020 09:23 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Foi mais de um ano de treinos e de preparação intensos para Thiago Padilha, o representante do Senac Pelotas nas Competições Senac de Educação Profissional, na ocupação Cozinha. Depois de passar por etapas seletivas escolar e regional, Thiago passou pela prova de desempate realizada na tarde de sexta-feira, dia 14 de agosto, na Faculdade Senac Porto Alegre, e garantiu a vaga para representar o Rio Grande do Sul na etapa nacional das Competições que deverá ser realizada entre os dias 11 e 17 de janeiro de 2021, no Espírito Santo.

A prova de desempate foi realizada entre Thiago e Guilherme da Rocha Muller, representante do Senac Caxias do Sul, ambos vencedores de suas escolas na etapa regional. Agora, o foco de Thiago está nas mais de 10 horas diárias de treino que o levarão para a etapa nacional das Competições Senac de Educação Profissional. 

“A sensação é de alívio, de missão cumprida por toda dedicação empenhada neste um ano de treinamento rigoroso. Estou realizado, pois abdiquei de muita coisa para chegar aqui. Muita gratidão pela oportunidade que o Senac está me proporcionando ”, afirma.


Para “chegar aqui”, como ele diz, Thiago dedicou praticamente suas manhãs, tardes e, muitas vezes, noites para sair vencedor da prova de desempate. A história dele nas Competições começou em 2017, quando decidiu participar pela primeira vez. “Fiquei em terceiro lugar na etapa regional, ou seja, não me classifiquei para o desempate. Porém, segui treinando e em 2019 tentei novamente e foi quando obtive o segundo lugar na regional”, conta. A partir de então, Thiago ficou um ano em treinamento intenso para enfrentar a prova de desempate. Com a pandemia, os treinos seguiram remotamente, com as práticas enviadas e monitoradas on-line pela equipe de profissionais que treina os competidores. “Foi bem puxado, não perdeu nada para o treino presencial”, diz.

Caso vença a concorrência nacional, Thiago ainda representará o Brasil na WorldSkills (maior competição de educação profissional do mundo) em 2021 na cidade de Shanghai (China). “Agora é focar na etapa nacional, continuar dando meu melhor como fiz até agora para conquistar meu novo objetivo. Estou muito confiante. Nossa equipe é muito boa, de primeira, muito experiente. Só para ter uma ideia, a auxiliar de treinamento é a Sofia Lerner, que representou o Brasil na WorldSkills no ano passado com excelente resultado. Vamos conseguir também, tenho certeza”, conta o jovem que acredita que a experiência já trouxe saldo positivo para sua vida profissional e pessoal.

Vale destacar que as Competições Senac de Educação Profissional são realizadas desde 2016. As provas ocorrem a nível escolar, regional e nacional e reúnem estudantes que disputam em 6 ocupações profissionais: Cabeleireiro, Cozinha, Cuidados de Saúde e Apoio Social, Estética e Bem-Estar, Serviços de Restaurante e Recepção de Hotel. Os vencedores da etapa nacional das Competições disputam a WorldSkills – a maior competição de educação profissional do mundo que acontece a cada dois anos, em um país diferente. O próximo evento será em Shanghai, na China, em 2021. Saiba mais em: www.worldskillsshanghai2021.com.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE