Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Alto Uruguai se mobiliza para receber mais três importantes obras na região

Mais três municípios terão acesso asfáltico: Centenário, Mariano Moro e Cruzaltense. Governador Ranolfo Vieira Júnior assinou as ordens de início dos serviços. Tudo pronto é só começar

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
28/10/2022 17:59 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, esteve em Erechim, nesta sexta-feira (28), para assinar as ordens de início de serviços das obras dos acessos asfálticos nos municípios de Centenário, Mariano Moro e Cruzaltense. O evento foi realizado no Polo de Cultura da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE) e contou com a presença, também, do secretário de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, 29 prefeitos da região Alto Uruguai, deputados, representantes de entidades e comunidade em geral.

Tudo pronto para iniciar

Na abertura, o secretário de Estado de Logística e Transportes, Luiz Gustavo de Souza, disse que estas obras nos municípios, do Km 25 Áurea a Centenário, Campinas do Sul a Cruzaltense e Severiano de Almeida e Mariano Moro, são de extrema importância para o Estado.

“E todas estas obras estão prontas para iniciar”, disse. Ele também destacou que a secretaria tem outros compromissos com a região, um deles é fazer a duplicação da ponte sobre o rio Tigre, localizada na ERS 477. “Temos muito trabalho pela frente e esta é uma região importante para o Estado”, disse.

Obras começam e terminam

“Vejo três prefeitos sorrindo, hoje, aqui nesta cerimônia. Importante lembrar o quanto se trabalhou para que estas obras virassem realidade”, disse o prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda. Ele disse que quando a atual gestão assumiu o Estado, dos 497 municípios, 60 deles não tinham acesso asfáltico, e na região Alto Uruguai, dos 32 municípios, 10 não tinham ligação asfáltica.

“Ter acesso asfáltico representa respeito e ter mais dignidade. Graças a esta gestão voltou a se olhar para a região e os pequenos municípios do Estado. O Alto Uruguai foi contemplado com seis acessos e faltam ainda quatro, Benjamin Constant do Sul, Faxinalzinho, Quatro Irmãos e Entre Rios do Sul. O Rio Grande do Sul agora termina no Alto Uruguai, nesta gestão as obram começam e terminam”, ressalta.

Momento histórico

O prefeito de Centenário, Genoir Marcos Florek (Neninho), disse que este é um momento histórico. Ele parabenizou o governo do Estado por colocar as contas em dia e conseguir realizar estes acessos asfálticos. “Me sinto emocionado, esta é uma conquista dos prefeitos, vereadores, deputados e de toda a região. Centenário e a região têm a história reescrita, a partir deste momento, porque é muito importante ter infraestrutura”, disse.

Porteira se abriu

O prefeito de Cruzaltense, Joarez Sandri, destacou que estas obras de acesso asfáltico mudaram a história dos municípios e da região Alto Uruguai. “A porteira que estava fechada foi aberta. Estas obras são benéficas também para o Estado, elas geram desenvolvimento para o RS e o país, e, principalmente, qualidade de vida para a população, alegria para as pessoas”, enfatizou.

Ele acrescenta que três empresas participaram da licitação para fazer as obras no seu município. “Isso significa confiança e credibilidade”, ressalta.

Mais desenvolvimento

O prefeito de Mariano Moro, Irineu Fantin, destacou que os acessos asfálticos representam mais desenvolvimento para a região. “Arrumando a casa é possível administrar e, desta forma, fazer investimentos. Há 30 anos, o nosso município está buscando este acesso asfáltico. A partir de hoje pertencemos ao Rio Grande do Sul”, comenta.

Infraestrutura é fundamental

“O Alto Uruguai voltou a ocupar o mapa do Rio Grande do Sul, e isso não é pouca coisa, como diz o prefeito Paulo Polis”, afirmou o prefeito de Getúlio Vargas, Maurício Soligo, e presidente da AMAU. Ele parabenizou o governo estadual por desenvolver e investir no norte do Estado.

“Os acessos asfálticos são fundamentais para que os municípios possam produzir, escoar a produção, gerar emprego e renda. Não tem como pensar em desenvolvimento sem acesso asfáltico”, disse.

Tempo de pedir e tempo de agradecer

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, em seu discurso, afirmou que há o tempo de pedir e o tempo de agradecer, se referindo ao ato de assinatura das ordens de início das obras de acesso asfáltico nos municípios da região.

Ele destacou a presença de 29 prefeitos da região, no evento, o que mostra a força e união dos gestores municipais. “Com o Programa Pavimenta nenhum município da região ficou de fora dos investimentos, os 32 municípios da Amau receberam recursos. Em Erechim foram mais de R$ 3 milhões”, observa.

Além disso, o prefeito Paulo Polis ressaltou os investimentos por parte do Estado na área da saúde. “O hospital Santa Terezinha, que é o maior plano de saúde pública da região, atende 65% da população que não tem plano de saúde privado, recebeu pelo menos R$ 10 milhões do governo estadual”, disse.

Nova fase, agora de investimentos

O governador do Rio Grande do Sul, Ranolfo Vieira Júnior, disse que o Estado vive uma nova fase. “O dinheiro para estas três obras está lá, garantido, no orçamento de 2023, para que elas sejam concluídas”.

Ele disse que a função de governador não é fácil, precisa tomar decisões difíceis a cada instante. “Mas este momento como o de hoje, assinar contratos para início de obras, é reconfortante, porque acessos asfálticos significam geração de emprego e renda, desenvolvimento econômico e social”, disse.

E, acrescenta, “o tempo de lamentarmos passou, vivemos hoje um novo momento no Estado, de investimentos, foram cerca de 6,5 bilhões no geral do Programa Avançar e 1,8 bilhão em Logística e Infraestrutura”.

Segundo o governador, Ranolfo Vieira Júnior, o RS tinha 62 municípios sem acesso asfáltico quando a atual gestão assumiu o Estado. “Deste total, vamos concluir, neste mandato, 44 acessos, que estão em obras, e os 18 restantes, que ficarão para o próximo mandato, vamos deixar com as licitações prontas”, disse.

Além disso, o Estado investiu mais de 542 milhões em saúde. “Sendo que quando assumimos tinha uma dívida superior a 1,2 bilhão nesta área”, afirma.

“Vou concluir o mandato entregando pelo menos uma viatura nova e semiblindada para cada um dos 497 municípios do Estado, para proteger quem protege a população”, afirmou o governador Ranolfo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE