Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Esporte

Alteração no calendário preocupa dirigentes em relação a contratos de jogadores

Importantes atletas de Grêmio e Inter têm os vínculos encerrando no final do ano e terão que ampliar, caso as competições se estendam até 2021

CP
por  CP
06/04/2020 10:29 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Não bastasse o rombo nas finanças por conta da pandemia do novo coronavírus, a dupla Gre-Nal se encontra diante de vários outros desafios no futuro breve. Muitos deles envolvendo os grupos de jogadores. Um deles é que a paralisação das competições deve empurrar o calendário até o início de 2021. Porém, vários jogadores importantes da Dupla Gre-Nal, como D’Alessandro, no Inter, e Diego Souza, no Grêmio, têm contratos somente até 31 de dezembro deste ano.

O calendário do futebol brasileiro estará completamente defasado quando as competições tiverem o aval das autoridades sanitárias para serem retomadas. E com tantos jogos a disputar por Estaduais, Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores, a possibilidade de as partidas “invadirem” 2021 é analisada como uma das principais alternativas no momento. O fato de os jogadores estarem em férias neste momento, não precisando de um novo período de recesso em janeiro, reforça essa possibilidade.

Romildo Bolzan Júnior, presidente do Grêmio, é favorável à manutenção do calendário. Ou seja, sem mudanças de fórmula das competições. O dirigente também já declarou sua preferência pelo término do Gauchão dentro de campo. Uma reunião amanhã, entre CBF e os clubes, discutirá possíveis soluções para o calendário. “Se for necessário poderemos ir até janeiro de 2021”, destacou Bolzan Júnior.

Mas aí o problema dos contratos por vencer se impõe. O Tricolor tem seis jogadores nessa situação. Dois deles titulares no momento em que o futebol foi paralisado: o atacante Diego Souza e o lateral Caio Henrique. Os outros nomes são o lateral-direito Luis Orejuela, o goleiro Júlio César, o lateral Marcelo Oliveira e o meia Thiago Neves. A diretoria terá de negociar com esses atletas uma possível prorrogação dos contratos caso os campeonatos terminem apenas em 2021.

Na semana passada, a Fifa sugeriu que nesses casos os contratos possam ser renovados automaticamente. Porém, a informação ainda não chegou nos clubes.

No Inter, a situação é ainda mais complicada. A lista dos jogadores com contrato se encerrando no final de 2020 é grande e inclui várias peças importantes da engrenagem montada por Eduardo Coudet. A relação começa com o histórico D’Alessandro, que renovou o seu contrato no final do ano passado. Se as competições ingressarem em 2021, cumprindo a tendência, ele terá que prorrogar o vínculo.

Mas há outros mais: o titular Musto, que é o representante de Coudet dentro de campo, o recém-chegado Renzo Sarávia, o novo titular Thiago Galhardo e até o lesionado Rodrigo Dourado, que não joga desde junho do ano passado.

“Ainda não sabemos quando as competições serão retomadas. Quando tivermos uma data, vamos analisar o calendário”, resume o presidente do Inter, Marcelo Medeiros. Abreviar as competições é hipótese quase descartada porque teria como consequência a diminuição das cotas pagas pela TV.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE