Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Ciência

Alerta: tempestade solar violenta pode afetar a internet por semanas a partir de 2024

Pesquisadores alertam para o aumento das tempestades solares que podem causar interferências na internet, rádio e sinal de GPS, podendo levar a uma queda prolongada da rede.

metropoles.com
por  metropoles.com
15/11/2023 20:45 – atualizado há 3 minutos
Continua depois da publicidadePublicidade

Pesquisadores da Universidade George Mason, nos Estados Unidos, emitiram um alerta sobre o aumento das tempestades solares violentas e sua interferência nas comunicações. Entre 2024 e 2028, essas tempestades podem afetar os sinais de internet, rádio e geolocalização, podendo levar à queda prolongada da internet por semanas ou até meses. O professor Peter A. Becker, especialista no assunto, ressalta que a internet não foi projetada para lidar com esse nível de interferência causado pelas partículas de alta energia emitidas pelas tempestades solares. Estima-se que essas atividades possam alcançar a Terra em menos de um dia.

De acordo com o pesquisador, o período entre 2024 e 2028 representa um cenário preocupante em que a internet como um todo poderia ser derrubada por semanas ou até meses em caso de uma tempestade solar extremamente intensa. Esse cenário poderia resultar em um desastre sem precedentes, considerando a dependência da sociedade em relação à internet e outras tecnologias que também seriam afetadas.

Para investigar esses fenômenos e outros como buracos negros e estrelas de nêutrons, Becker e sua equipe de pesquisa receberam financiamento da Marinha norte-americana. Essa pesquisa é crucial para entender melhor as tempestades solares e desenvolver medidas de proteção adequadas para minimizar seu impacto nas comunicações globais.

Tempestade pode ocorrer antes do previsto

De acordo com o Centro de Previsão do Clima Espacial do NOAA, o Ciclo Solar 25, que indica a ocorrência de uma supertempestade solar, está previsto para acontecer antes do esperado. Inicialmente prevista para julho de 2025, o pesquisador sugere que a fase mais intensa da tempestade possa ocorrer já no próximo ano. Essa atualização nos prazos indica uma preocupação maior com a possibilidade de impactos significativos causados por essa supertempestade solar.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE