Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Alerta: Passagem de ciclone extratropical traz temporais para o RS

Fenômeno não será ciclone-bomba, como o que ocorreu na última semana causando muitos estragos.Defesa Civil do RS enviou alerta para o estado.

GZH
por  GZH
06/07/2020 15:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um novo ciclone extratropical deve passar pelo Rio Grande do Sul entre a noite desta segunda-feira (6) e a manhã de terça (7), trazendo chuva forte e rajadas de vento acima de 70 km/h. Com o céu fechado, a temperatura também não sobe muito, com máximas na casa dos 15°C.

De acordo com a Somar Meteorologia, não se trata de um ciclone-bomba, como o que causou estragos na última semana no Estado e em Santa Catarina, no entanto, há um alerta para grandes acumulados de chuva e ventania.

— Agora, o ciclone não vai ser tão intenso, mas terá muita chuva, e vento acima de 70 km/h. Mesmo não sendo um “bomba”, vai causar temporais — afirma a meteorologista Fabiene Casamento, da Somar. 

Em razão do novo ciclone, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas para o Estado. O primeiro destaca o risco de temporais na Metade Norte nesta segunda.

Já o segundo é mais abrangente e chama a atenção para chuva e vento na terça, atingindo desde a área central gaúcha até o norte de Santa Catarina. Com isso, há risco de alagamentos, cheias de rios e deslizamentos em áreas mais vulneráveis.

A temperatura também não sobe muito. A instabilidade só deve dar trégua a partir de quinta (9), quando o tempo fica seco, e o frio volta a ganhar força.

ALERTA

Hoje (06), a Defesa Civil RS emitiu um alerta para chuvas expressivas com temporais, variando de 80 a 100mm, raios e ventos em forma de rajadas, entre 70 e 80Km/h. Na área delimitada em vermelho no mapa. O alerta é válido para as próximas 24 horas.

Fonte: Defesa Civil
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE