Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Clima

ALERTA : Onda polar com frio intenso, neve e geada começa a ingressar no RS

Hoje, o ar frio vai afetar mais o RS, mas entre esta quinta (20) e a sexta (21) avançará muito rapidamente pelo interior do continente até chegar ao Norte do país.

Metsul
por  Metsul
19/08/2020 14:11 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma poderosa e atipicamente extensa massa de ar polar avança pela Argentina e começa nesta quarta-feira (19) a ingressar no território brasileiro a partir do Rio Grande do Sul. Esta incursão de ar polar, a mais forte de 2020 e uma das mais intensas dos últimos anos, será responsável por trazer resfriamento em extensa área do território nacional, especialmente no Sul, no Centro-Oeste, em parte do Sudeste e até em áreas do Norte do país em latitudes muito baixas.

Hoje, o ar frio vai afetar mais o Rio Grande do Sul, mas entre esta quinta (20) e a sexta-feira (21) avançará muito rapidamente pelo interior do continente até chegar ao Norte do país.

A queda da temperatura entre amanhã e sexta será muito acentuada, sobretudo em regiões do Centro-Oeste, do Norte e do Sudeste do Brasil que experimentam hoje intenso calor, em alguns pontos acima dos 40ºC, como é o estado do Mato Grosso. Cuiabá sairá de 40ºC a 42ºC hoje para 9ºC a 11ºC de mínimas entre sexta e sábado. Uberlândia, no Triângulo Mineira, que hoje vai ter de 32ºC a 34ºC no fim de semana observará mínimas de 10ºC a 12ºC. A cidade de São Paulo que nesta quarta-feira pode ficar perto dos 30ºC terá mínimas entre 9ºC e 12ºC na maioria dos bairros na madrugada de sábado.

Já está evando nas Altas Cumbres da província de Córdoba, no Centro da Argentina.

O período mais frio e as mínimas

Rio Grande do Sul, Santa Catarina, o Paraná e o Sul do Mato Grosso do Sul devem experimentar o frio mais intenso desta onda polar. O período mais gelado compreenderá esta quinta, a sexta e o começo do sábado, antes de a temperatura começar uma trajetória de elevação. A MetSul projeta mínimas perto de 0ºC ou negativas na sexta e no sábado em grande parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, além de algumas áreas do Paraná, especialmente mais ao Oeste pelo tempo mais aberto.

Nas localidades de maior altitude do Rio Grande do Sul, nos Aparados da Serra, entre sexta e o sábado podem ser esperadas marcas mínimas tão baixas quanto -4ºC a -6ºC na região de São José dos Ausentes. Na Serra do Sudeste, marcas semelhantes podem ser observadas.

Por sua vez, a fronteira com o Uruguai pode ter mínimas de -1ºC a -3ºC na maioria dos municípios e talvez até de -3ºC a -5ºC em alguns pontos, como em baixadas de Livramento e Quaraí. Na cidade de Porto Alegre, mínimas de 2ºC a 4ºC nos bairros mais frios sexta e sábado, mas as mínimas vão ficar ao redor de 0ºC em parte da região metropolitana.

No estado de Santa Catarina, mínimas negativas entre sexta e sábado em grande número de municípios com prováveis registros de -5ºC a -7ºC em pontos do Planalto Sul Catarinense.

Nevando nas Altas Cumbres da província de Córdoba, no Centro da Argentina nesta quarta-feira

Tardes muito frias e máximas atipicamente baixas

A MetSul enfatiza que pela grande intensidade do ar polar não apenas as noites serão geladas. Vai fazer muito frio o dia todo e mesmo durante a tarde, mesmo nas localidades com sol, espera-se temperatura baixa sexta e sábado. Nos Aparados da Serra, em Santa Catarina e no Paraná, que terão nebulosidade e instabilidade, as máximas serão baixíssimas, principalmente na sexta. É possível que em pontos do Planalto Sul Catarinense sejam registradas máximas pouco acima de 0ºC e até negativas em algumas estações meteorológicas de maior altitude.

Defesa Civil do RS, envia mensagem de alerta para as baixas temperaturas, via celular.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE