Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
CAMILA DOMINGUES/PALÁCIO PIRATINI/ARQUIVO A reprodução em parte dos conteúdos da MetSul é autorizada desde que citada a fonte e publicado o hyperlink para o original https://metsul.com/chuva-excessiva-trara-enchentes-no-rio-grande-do-sul-e-santa-catarina/ .
Clima

Alerta mantido: chuva excessiva trará alagamentos e enchentes no RS e em SC

Conforme a MetSul Meteorologia, área bastante extensa entre a Metade Norte do RS e SC deve ter volumes de chuva perto ou acima da média histórica de precipitação de julho inteiro apenas nesta semana.

Metsul
por  Metsul
10/07/2023 14:53 – atualizado há 51 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A MetSul Meteorologia adverte para o elevado risco de cheias de rios e enchentes no Rio Grande do Sul e Santa Catarina nos próximos dias. Os volumes de chuva serão suficientes para que os níveis de vários rios subam fortemente e alguns saiam dos seus leitos, produzindo inundações e enchentes. Chove em quase todos os dias desta semana no Sul do Brasil, embora em algumas áreas em menor número de dias, como é o caso do Sul gaúcho que terá instabilidade entre quarta e a sexta-feira. Já na Metade Norte gaúcha e em Santa Catarina a instabilidade será mais persistente com previsão de registro de chuva todos os dias até a sexta-feira, antes da melhora do tempo no próximo fim de semana.

De acordo com as projeções dos modelos numéricos analisados pela MetSul, área bastante extensa entre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina deve ter volumes de chuva perto ou acima da média histórica de precipitação de julho inteiro apenas nesta semana. Em alguns pontos, não se pode descartar que a chuva atinja até o dobro da precipitação média mensal em poucos dias.

O período mais crítico de chuva deve se dar entre amanhã e a quinta-feira no Sul do país. 

Nesta terça, a chuva deve ser mais volumosa sobre Santa Catarina. 

Na quarta, as precipitações mais intensas se darão sobre o Rio Grande do Sul e parte de Santa Catarina à medida que um ciclone começa a se formar sobre o continente entre os dois estados. 

Na quinta, por sua vez, a chuva será mais volumosa novamente no estado gaúcho com o ciclone junto ao litoral e na sexta-feira entra em diminuição à medida que o ciclone se afasta da costa do Sul do Brasil. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE