Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Santa Catarina

Água-viva gigante que também provoca queimaduras é vista em praia de Florianópolis

O animal marítimo tem aproximadamente um metro de diâmetro e foi encontrado por um turista na Ilha do Campeche

NSCTotal
por  NSCTotal
17/02/2020 22:54 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma visitante rara, com aproximadamente um metro de diâmetro e que não aparecia nas praias de Florianópolis há cerca de 150 anos, foi encontrada por um praticante de stand up na última sexta-feira (14), na Ilha do Campeche, em Santa Catarina. A medusa flutuava próximo a areia quando o banhista percebeu sua presença e comunicou um guarda-vidas, bem como o coordenador de mergulhos locais.

O visitante Fábio Lopes foi quem encontrou a medusa (Foto: Ruan Luz/Instituto Ilha Campeche)

Uma equipe do Instituto Ilha do Campeche removeu o organismo até um canal aberto daquela região e, enquanto faziam a retirada da medusa, uma das integrantes sofreu uma leve queimadura na perna, provocada por um dos tentáculos do animal. Mariana Granda definiu a dor do contato como uma "leve ardência".

Conhecida como a maior medusa presente na costa brasileira, o animal da espécie Drymonema gorgo é raro, segundo o professor Alberto Lindner, responsável pelo laboratório de Biodiversidade Marinha da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Há 150 anos que a medusa não aparecia no Litoral de SC(Foto: Eduardo Rocha Fritzen/Divulgação)
— A gente não tem conhecimento de nenhum registro desse animal nos últimos 150 anos. Aparentemente, tudo indica que é o primeiro registro deste animal em Florianópolis desde o século XIX — disse Lindner.

A medusa foi descrita em 1883, por Fritz Müller. Na época ele morava em Blumenau e a teria descrito com base em espécimes observadas por ele em Florianópolis entre os anos de 1857 e 1861 "ao norte do Desterro", onde hoje é o Centro. Embora já tenha sido vista nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, além da Argentina, o professor destaca que ainda há pouca pouca informação sobre a espécie:

— O que temos de informações indica que essa medusa se alimenta de águas-vivas de outras espécies e menores, então, possivelmente é uma predadora desses organismos que estão em maior densidade nesse verão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE