Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Foto:Jaelson Lucas / AEN
Agro

Agroindústria quer investimentos integrados em infraestrutura na área do Codesul

Documento foi entregue, em Chapecó, aos governadores pelo diretor executivo da ACAV Jorge Luiz de Lima.

MB Comunicaçao
por  MB Comunicaçao
22/03/2022 18:42 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação Catarinense de Avicultura (ACAV), o Sindicato das Indústrias de Produtos Avícolas do Estado do Paraná (SINDIAVIPAR) e a Associação Gaúcha de Avicultura (ASGAV) apresentaram um conjunto de medidas propositivas aos governadores que fazem parte do CODESUL – Conselho de Desenvolvimento do Extremo Sul – reunidos em Chapecó nesta semana.

O documento é assinado por José Antônio Ribas Júnior, vice-presidente da ACAV; José Eduardo dos Santos, presidente executivo da ASGAV/SIPARGS e Irineo da Costa Rodrigues, presidente do Sindiavipar e foi entregue, em Chapecó, aos governadores pelo diretor executivo da ACAV Jorge Luiz de Lima.

As medidas propositivas estão orientadas para o desenvolvimento do setor agroindustrial e envolvem ações privadas e públicas, que visam manter e expandir as cadeias produtivas, gerar emprego e renda e fazer com que a atividade permaneça reconhecida como de excelência no Brasil e no mundo.

De acordo com os representantes, são necessárias adequações estruturais para que o setor mantenha sua importância e crescimento orgânico, visto que o IDH – Índice de Desenvolvimento Humano em cidades que possuem o agronegócio é maior que em outras. Por isso, as entidades de representação da agroindústria pedem atenção especial para cinco pontos: (i) fomento aos projetos ferroviários e rodoviários para o abastecimento de grãos; (ii) linha de crédito para reservação de água da chuva e geração de energia solar nas propriedades rurais; (iii) incentivo financeiro ao plantio de cereais de inverno, vinculado ao fornecimento às agroindústrias; (iv) previsão orçamentária para investimento e custeio das entidades de controle sanitário animal e vegetal dos estados, considerando os status sanitários alcançados e (v) ampliação à conectividade no campo.

Os Estados que compõe o CODESUL respondem por praticamente 70% de toda a produção de aves e por 80% da produção de suínos do País. O setor agroindustrial dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul representa importante papel de destaque no cenário econômico do Brasil e do mundo. Especificamente as agroindústrias geram mais de 250.000 empregos diretos e, indiretamente, sustentam outros 2 milhões de empregos. A indústria avícola dessa região abate diariamente mais de 16 milhões de aves.

No mesmo sentido são produzidos anualmente mais de 7 milhões de toneladas de produtos industrializados, com aproximadamente R$ 14 bilhões de ICMS gerado. Apenas no ano de 2021, as agroindústrias investiram diretamente mais de R$ 10 bilhões em ampliações e novas plantas industriais. O setor permite produção de qualidade, agregação de renda e a fixação do homem ao campo, onde mais de 80.000 famílias vivem da atividade. As agroindústrias representam uma forte fonte do PIB dos Estados e por grande volume da pauta de exportações.

Os Estados que compõe o CODESUL ocupam os 3 primeiros lugares na produção de aves e suínos do Brasil, o que os habilita para exportar para mais de 140 países na Ásia, Europa, Américas, África e Oceania. O Brasil é o líder na produção e exportação mundial de aves.

Apesar desse quadro de expansão e investimentos, algumas adversidades desafiam as agroindústrias, como estiagens prolongadas, vendavais, problemas de conservação de rodovias, preço de grãos e insumos de produção, custo de fretes, dentre outros.

De acordo com ACAV, SINDIAVIPAR e ASGAV, “as medidas propositivas apresentadas visam associar as ações que já estão sendo feitas no âmbito privado às políticas públicas, fazendo com que as diretrizes caminhem no mesmo compasso e na mesma direção, indo ao encontro do setor agroindustrial e da população dos Estados que compõe o CODESUL, na busca do desenvolvimento pleno e sustentado”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE