Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

Agricultura instala estação meteorológica na Expointer e dados podem ser acessados via internet

A estrutura instalada no parque faz parte do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro).

Ascom Seapdr
por  Ascom Seapdr
07/09/2021 16:50 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O feriado (7/9) chuvoso no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio, registra 47,8 milímetros (mm) de chuva até as 16h. O vento é fraco, a 5,9 km/h. A temperatura está em 18,2°C. Esse conjunto de informações é fornecido em tempo real por uma estação meteorológica instalada pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) no terreno da Expointer.

A estrutura instalada no parque faz parte do Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro). "A estação é similar às outras 20 já instaladas no Estado. Fornece temperatura, umidade, vento e chuva. Faz tempo que tínhamos a ideia de colocar uma estação aqui no parque para se ter não apenas durante a Expointer, mas dentro da Região Metropolitana, mais um ponto de captação de dados meteorológicos", afirma Flávio Varone, meteorologista da Seapdr e coordenador do Simagro.

• Clique aqui e acesse os dados em tempo real.

Simagro3
Equipamento instalado no parque Assis Brasil integra o Sistema de Monitoramento e Alertas Agroclimáticos (Simagro) - Foto: Fernando Dias / Seapdr

A estação funciona no Departamento de Infraestrutura Rural (Dinfra/Seapdr) no parque Assis Brasil e transmite os dados meteorológicos, via internet, para a secretaria.

Os visitantes da Expointer podem conhecer melhor o sistema Simagro no estande da Seapdr no Pavilhão Internacional.

O Simagro visa o monitoramento climático no Rio Grande do Sul, com a elaboração de produtos e informações para viabilizar o planejamento e atuar como suporte para medidas de curto, médio e longo prazo no setor agropecuário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE