Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Agricultura em Erebango: compromisso com as famílias do campo

Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Erebango encerra 2021 com a sensação de dever cumprido e o objetivo de ampliar os serviços prestados à comunidade.

Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
por  Izabel Seehaber/Ascom Prefeitura de Erebango
27/12/2021 08:15 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Com a principal missão de conceder todo o suporte necessário aos empreendedores do campo e suas famílias, a Secretaria Municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente de Erebango encerra 2021 com a sensação de dever cumprido e o objetivo de ampliar os serviços prestados à comunidade.

De acordo com o secretário, Edelar José Samuel do Nascimento, que atuou sete meses junto a Secretaria de Obras, mesmo com todos os impactados a partir da pandemia, o ano foi muito positivo para Erebango, especialmente na área da Agricultura. “Desenvolvemos várias ações nas propriedades e prosseguimos firmes na nossa proposta de melhorar a qualidade de vida dos agricultores”, exalta, citando como exemplo de ações, a construção de bueiros, valas, açudes e o auxílio na produção de silagem, com uma atenção aos produtores do ramo leiteiro. Atualmente, 40% da população rural vive dessa atividade. Edelar assinala que todas as outras desempenham um papel essencial para a economia local e regional. “Erebango está de parabéns e queremos fazer muito mais pela população”, acrescenta.

Incentivo aos projetos

Ao longo deste ano, vários produtores estão otimistas e planejam melhorias em seu trabalho. O secretário pontua como exemplo, o empreendimento realizado pelo avicultor Valmor Menin, sendo que, após a terraplanagem fornecida pela prefeitura, foi iniciada a construção de toda a infraestrutura. A expectativa de início dos trabalhos é para a metade de 2022. “Outro investimento que está 40% concluído, localiza-se na propriedade de Oscar Bresolin”, menciona Edelar ao ressaltar que, para o município é essencial fomentar projetos como esse. “Agora os produtores aplicam um valor significativo que no futuro irá render muito mais”, declara.

Na opinião do secretário, o novo ano que se aproxima será muito bom, pois já foram ultrapassados vários desafios. “O prefeito Valmor Tomelero sempre age para que toda a população seja beneficiada e, no que se refere a agricultura especificamente, temos um potencial expressivo para evoluir”, enfatizou.

Uma dica está relacionada à piscicultura como uma fonte de renda extra.

“Desejo a todos um Feliz Natal e um 2022 repleto de realizações. Prosseguimos com união e comprometimento em nosso trabalho junto a esse povo trabalhador que muito nos orgulha”, destacou Edelar.

Mais sobre a Secretaria

A Secretaria de Agricultura conta com uma equipe de servidores, entre os quais, o secretário, técnicos agrícolas, operadores de máquinas, médico veterinário, auxiliar administrativo, entre outros. O município dispõe, ainda, de um departamento ambiental e um posto da Inspetoria Veterinária Zootécnica – IVZ, que funciona junto à Secretaria e proporciona que os produtores façam o acompanhamento sanitário e de documentação de seus animais de produção recebendo todo o auxílio necessário nesta área.

O Departamento Ambiental, a partir do convênio Mata Atlântica licenciou diversas atividades relacionadas ao manejo de vegetação no município, parcelamento de terrenos, agropecuária, avicultura, entre outras.

A equipe, representada pelo médico veterinário, Lucas Centenaro, juntamente com os profissionais da assessoria técnica ambiental CONSERV, coordenou e realizou a primeira revisão do Plano de Saneamento Básico de Erebango.

Do mesmo modo, foram promovidas atividades pelo Programa Nacional de controle e erradicação da brucelose e da tuberculose animal, por meio da vacinação de terneiras em mais de 26 propriedades do município.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE