Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Agricultores serão ressarcidos no Programa Troca-Troca de Sementes

Sutraf Sede Erechim comemora aprovação de anistia do Programa Troca-Troca para agricultores do município.

Assessoria SUTRAF
por  Assessoria SUTRAF
29/09/2021 09:24 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O Sindicato Unificado dos Trabalhadores na Agricultura Familiar – Sutraf Sede Erechim, comemorou aprovação do Projeto de Lei Nº 108/2021, que autoriza o município a ressarcir os agricultores nas despesas de aquisição de sementes de milho do Programa Troca-Troca.

Divulgação

O Projeto foi aprovado na última semana na Câmara de Vereadores de Erechim. Desde 2020, a falta de chuvas causou estragos para agricultores especialmente na safra do milho. O problema gerou um efeito cascata, atingindo toda a cadeia produtiva dependente e subsequente, até o leite. Além disso, a pandemia da Covid-19 contribui para as perdas para agricultura que já sofria com os impactos da estiagem.

Divulgação

As dificuldades dos agricultores foram discutidas no último mês, em um encontro com o secretário municipal de Agricultura de Erechim, William Racoski. Estiveram presentes na reunião, o coordenador do Sutraf Erechim, Antenor Pertile; o coordenador de finanças, Adilson Szady; o coordenador do Sutraf Alto Uruguai, Alcemir Bagnara, entre outras lideranças do sindicato.

Conforme Szady, o Sutraf esteve desde o início do ano dialogando com o governo municipal, temas relacionados à agricultura, como a importância da anistia das sementes do programa Troca-Troca de Milho. “Para nós é uma satisfação o reconhecimento do governo com os agricultores, retornando esse recurso para as famílias que trabalham com o Troca-Troca. Colocando esse recurso nesse momento difícil em que os agricultores tiveram perdas”, comentou Adilson Szady.

Fortalecimento da agricultura

Para Szady, é uma importante conquista, porém o Sindicato continuará dialogando com o poder público e entidades temas relacionados à sucessão familiar, internet no meio rural, acessos, incentivos para as agroindústrias, hortifrutigranjeiros, para os produtores de gado, para a suinocultura, avicultura, entre outros. “Precisamos incentivar e valorizar cada vez mais a agricultura do nosso município”, afirmou.

O coordenador geral do Sutraf Alto Uruguai, também ressaltou a importância da ação para os agricultores de Erechim, destacando que é necessário parceria e políticas públicas para fortalecer a agricultura familiar de toda a região do Alto Uruguai.

A operacionalização do ressarcimento ao Programa Troca-Troca de Sementes será realizada em conjunto pelo Sutraf Sede Erechim e a Secretaria de Agricultura. A orientação é que os agricultores procurem o Sindicato para mais informações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE