Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agro

Agravamento da estiagem amplia perda de milho, soja e leite no RS

Até a tarde de quinta-feira, 171 municípios gaúchos haviam decretado emergência, sendo 91 reconhecidos por decreto estadual.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
27/01/2023 17:42 – atualizado há 9 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A estiagem que assola o Rio Grande do Sul já causa prejuízos a 56.773 produtores de milho e 18.523 de milho silagem, de acordo com levantamento da Emater/RS-Ascar. Das regiões monitoradas pela empresa, as mais afetadas são as de Santa Maria (Centro-Oeste), Frederico Westphalen (Sul), Santa Rosa e Ijuí (Noroeste), onde as perdas nas lavouras, em média, vão de 40% a 50% da produção esperada para a safra 2022/2023, segundo o extensionista rural Elder Dal Prá. Até esta semana, a falta de chuva também impactava 35.354 sojicultores e 12.878 produtores de leite.

| Foto: Luis Magnante/Embrapa/Divulgação/CP

No caso do milho, a colheita já foi concluída em 27% das áreas, mas, até o momento, a situação das lavouras não reflete um quadro homogêneo, explica Dal Prá. “Como as precipitações foram irregulares no Estado, em alguns municípios a perda é ainda maior”, afirma. Os municípios de Manoel Viana e em Santana do Livramento, na Fronteira Oeste, por exemplo, contabilizam quebra de 75%. Apesar dos prejuízos já consolidados e, portanto, irreversíveis, o futuro da safra do cereal dependerá do retorno da chuva, avalia o extensionista. “Em algumas regiões do Estado, como a nordeste e parte da norte, as precipitações vêm ocorrendo. Temos a possibilidade de boa produtividade. Se não chover, outras regiões podem ser afetadas”, diz.

Segundo Dal Prá, os prognósticos climáticos indicavam chuvas dentro da média para o mês de janeiro, o que não se concretizou. As altas temperaturas desta semana são um fator de preocupação especialmente para a cultura da soja. “Se tivermos precipitações regulares em fevereiro, em todas as regiões, ainda temos a perspectiva de uma safra melhor do que a última”, observa o extensionista.

Em Tupanciretã, que soma em torno de 140 mil hectares plantados com soja, os prejuízos até o momento estão estimados em 35% da produção, segundo a presidente do Sindicato Rural do município, Julieta Lopes. Como há expectativa de retorno da chuva, a orientação da entidade é que os agricultores não abandonem as lavouras e, se possível, implantem variedades de ciclo longo.

Em todo o RS, 98% das áreas de sojicultura já foram semeadas. Conforme informativo conjuntural da Emater/RS-Ascar divulgado ontem, os prejuízos com a oleaginosa chegam a 35% em Manoel Viana, 30% em Hulha Negra e Itacurubi, 20% em Alegrete e em Maçambará e 15% em São Gabriel. Na regional de Bagé, a cultura ainda está menos afetada. Porém, com a evolução das lavouras para a fase de floração, já são estimadas perdas em praticamente toda a região.

Até a tarde de quinta-feira, 171 municípios gaúchos haviam decretado emergência, sendo 91 reconhecidos por decreto estadual.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE