Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Agosto Lilás é tema de palestra para profissionais da Assistência Social de Machadinho

Rafaela Bier, delegada titular da Delegacia da Mulher de Passo Fundo foi a palestrante.

Destaque News
por  Destaque News
24/08/2021 09:08 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Na última sexta-feira (20) nas dependências do CRAS Machadinho, foi realizada uma palestra sobre o enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher relacionada a campanha “Agosto Lilás”. Participaram do encontro profissionais que atuam nos serviços de assistência social.

O mês de agosto é designado como mês de prevenção da violência contra a mulher. Em Machadinho a Rede de Vizinhos, que foi implantada no ano de 2020 visa ser uma porta de atendimento para denúncias e casos de violência contra a mulher. Para Débora Polo, psicóloga do município, mesmo que o projeto da Rede de Vizinhos seja algo novo, implantado em plena pandemia, já foi possível identificar pedidos de ajuda por meio do canal de atendimento.

“Já aconteceu vários casos em que a própria rede nos trouxe demandas de que mulheres estariam sofrendo violação e tinham vergonha de procurar os órgãos de proteção e por meio da Rede de Vizinhos, puderam acessar o trabalho do Creas e assim ser atendidas junto ao poder judiciário, delegacia e demais órgãos” destacou Débora.

Nas considerações da palestrante do evento, Rafaela Bier, delegada titular da Delegacia da Mulher de Passo Fundo, os índices de violência doméstica e familiar são preocupantes. Entretanto, conforme estatísticas, quando as vítimas buscam entidades públicas e atendimentos vinculados ao município e solicitam medidas protetivas de urgência, os feminicídios não ocorrem. A Delegada destaca a importância da atuação do serviço de apoio no município de Machadinho, por meio da Rede de Vizinhos, para busca de informações, apoio e orientações. 

“ A iniciativa é admirável, tenho muito orgulho desta campanha e acredito que vá diminuir muito o índice de violência no município de Machadinho” salientou e ainda finalizou dirigindo seu recado para as mulheres que necessitam de ajuda “Não se calem, procure ajuda, procure a Rede de Vizinhos, rede de atendimento do município, procure a Brigada Militar, a Polícia Civil, busque ajuda. Diga não a Violência contra a Mulher”.

Emanuele Borges Assistente Social, reforça que mais pessoas podem fazer parte da Rede de Vizinhos em Machadinho “Geralmente a mulher que está sofrendo a violência está tão fragilizada que acaba não tendo coragem para fazer a denúncias e ter um vizinho ou conhecido que é referência, fica mais fácil” mencionou ela. Pessoas que tiverem interesse em fazer parte da rede, dentro da sua comunidade ou bairro, podem procurar as técnicas do Cras e o Creas junto ao serviço de referência em Assistência Social de Machadinho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE