ERECHIM

AGER acompanha e fiscaliza falta de água ocorrida no último final de semana

Interrupções prolongadas e falhas operacionais na rede de abastecimento levam a AGER a notificar a orientação e acionar medidas legais.

Por Comunicação PME Publicado em 02/05/2025 11:48 - Atualizado em 02/05/2025 11:57

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) vem acompanhando de forma rigorosa os desdobramentos relacionados à falta de abastecimento de água ocorrida desde o último sábado (26). Por meio de fiscalização in loco, foi constatado que as estações de bombeamento responsáveis por levar a água bruta até as Estações de Tratamento de Água (ETAs) são dedicadas praticamente todo o dia desligadas. As ETAs interromperam suas operações às 00h05 de sábado, sendo restabelecidas apenas às 13h (ETA II) e às 19h50 (ETA I), o que ocasionou desabastecimento em toda a cidade no sábado e, parcialmente, no domingo.

Inicialmente, a AEGEA/CORSAN atribuiu um corte à falta de energia elétrica. No entanto, após questionamento da AGER junto à concessão da RGE, foi esclarecido que, embora tenha sido contatado, a RGE acordos que o problema teve origem interna nas instalações da AEGEA/CORSAN, com variantes nas muflas e/ou nos transformadores de 750 kVA.

Diante dos fatos, a AGER emitiu Termo de Notificação com as seguintes infrações identificadas:

- Interrupção no abastecimento de água no município por período superior a 12 horas;

- Fornecimento de água fora dos padrões de potabilidade exigidos pela Portaria do Ministério da Saúde – água suja e imprópria para o consumo;

- Ineficiência das ações de contingência e emergência previstas no Plano de Contingência do Sistema de Abastecimento de Água de Erechim, incluindo a não utilização de geradores conforme contrato vigente;

- Ausência de transformador reserva instalada ou disponível para substituição imediata;

- Falta de comunicação imediata à agência reguladora sobre interrupção no abastecimento.

A AGER está adotando todas as medidas legais cabíveis, incluindo a instauração de processo administrativo para apuração completa dos fatos, notificação da notificação pelas infrações cometidas, aplicação de deliberação de multa, bem como o encaminhamento de todas as informações ao Ministério Público Estadual e à Prefeitura Municipal de Erechim, para que tenham ciência dos acontecimentos.