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Cidade

Agências do Sine reabriram nesta segunda

Encaminhamento de seguro-desemprego durante a pandemia é um dos serviços oferecidos pelo Sine.

Secom Piratini
por  Secom Piratini
11/05/2020 14:00 – atualizado há 3 anos
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A partir desta segunda-feira (11/5), as agências do Sistema Nacional de Emprego (Sine) no RS voltam a atender de forma presencial. As unidades estavam fechadas desde março como medida de prevenção ao novo coronavírus. A prioridade será auxiliar quem está com dificuldades para encaminhar o benefício do seguro-desemprego on-line.

Ao todo, 127 agências retomam os atendimentos presenciais. Levando em consideração as particularidades de cada município. Os atendimentos por meio dos canais virtuais nestas localidades seguem normalmente.

Todas as agências coordenadas pela Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS) vão atender, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h.

Todos os atendimentos deverão cumprir com as normativas do Ministério da Saúde e do decreto do governo do Estado que determinam cuidados com os ambientes, com a higienização e a disponibilização de equipamentos de proteção individual (EPIs) aos agentes aptos para o atendimento ao público, assim como para os que buscam o serviço. Os canais virtuais como e-mail, telefone e WhatsApp seguem mantidos.

Será permitida a entrada e permanência de público equivalente ao número de atendentes da FGTAS disponível no ambiente. É obrigatório, ainda, o uso de máscara e distância de, no mínimo, dois metros entre os trabalhadores que aguardam atendimento nas filas que se formarem eventualmente. O diretor-presidente da FGTAS, Rogério Grade, orienta que, quem puder, agende o atendimento para evitar aglomerações.

É importante lembrar que pode haver restrição de atendimento em região de bandeira vermelha. O novo modelo de distanciamento apresentado pelo governador Eduardo Leite prevê quatro estágios de controle por meio das bandeiras amarela, laranja, vermelha e preta. A amarela indica uma situação mais amena, com medidas mais flexíveis, e avançando o grau de restrições até a preta, quando seria necessário maior restrição.

De acordo com a secretária de Trabalho e Assistência Social, Regina Becker, é importante que as pessoas sejam acolhidas, recebidas e orientadas da melhor forma possível, principalmente aquelas que mais necessitam e estão com problemas para acessar as linhas digitais e encaminhar o benefício do seguro-desemprego.

“Estamos passando por um momento delicado, em que o trabalhador procura encontrar soluções para os seus problemas. O atendimento vai facilitar este processo e pode auxiliá-lo a encontrar saídas para outras demandas. Além disso, as agências podem informar sobre possíveis vagas ofertadas em cada região para quem acabou de perder o seu emprego”, destaca. Conforme levantamento da FGTAS, os setores que mais aumentaram a oferta de empregos em meio à pandemia foram supermercados, serviços de tele-entrega e setor farmacêutico.

Solicitações de seguro-desemprego

Segundo dados do Ministério da Economia, da segunda quinzena de março até o dia 26 de abril houve o registro de 54.785 solicitações do benefício no Rio Grande do Sul. Desses, 42.955 foram on-line e 11.830, presencial. Por dia, em média, no Estado, são recebidos 6 mil e-mails relativos ao benefício. No Brasil, em igual período foram registradas 775.194 solicitações, sendo 616.714 on-line. Em março e abril do ano passado, no Rio Grande do Sul, foram registradas 70.304 solicitações do seguro-desemprego. Desses, apenas 731 foram on-line e o restante, 69.573, de forma presencial.

Como solicitar o benefício pela internet

• O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício seguro-desemprego pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital

• Uma vez com acesso à conta, é preciso clicar em “Solicitar Seguro-Desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa.

• Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo.

No portal www.gov.br também pode ser encaminhado o benefício.

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