Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aeroporto de Passo Fundo teve alta superior a 30% no número de passageiros em 2019

Esse é o melhor desempenho desde 2016, quando 162.931 passageiros utilizaram os voos ofertados em Passo Fundo.

Mateus Pirolli/Rádio Uirapuru
por  Mateus Pirolli/Rádio Uirapuru
07/02/2020 08:31 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O aeroporto Lauro Kortz, de Passo Fundo, recebeu um total de 160.183 passageiros durante o ano de 2019. Esse número representa um crescimento de 32,5% em relação ao ano de 2018, quando passaram pelo terminal 120.257 pessoas. Esse é o melhor desempenho desde 2016, quando 162.931 passageiros utilizaram os voos ofertados em Passo Fundo. Os dados são a Agência Nacional de Aviação Civil e mostra que a cidade se recuperou de um ano de baixa na utilização dos serviços aéreos e mostra que com a manutenção das linhas atuais a tendência é seguir ampliando o número de passageiros que embarcam e desembarcam em Passo Fundo.

Na história do aeroporto Lauro Kortz o melhor ano em movimentação de pessoas foi 2014, quando 164.796 passageiros se utilizaram do terminal. A alta no ano passado se deve pela ampliação das opções de voos. Além da Azul Linhas Aéreas, que desde 2014 opera rota diária para o aeroporto Viracopos, em Campinas/SP, e uma oferta especial durante a temporada de verão para Florianópolis/SC. A Gol Linhas Aéreas, em agosto de 2019, começou a operar em Passo Fundo, com voos para o aeroporto internacional de Guarulhos/SP. Além disso, a companhia disponibiliza uma opção através de parceria com a empresa Twoflex, um voo executivo direto para Porto Alegre/RS.

Esse maior movimento no aeroporto de Passo Fundo também é representado no número de pousos e decolagens. Segundo os dados da ANAC, em 2018 foram 1.418, contra 1.766 em 2019. A alta nesse indicador foi superior a 20%. Embora os números positivos, o aeroporto de Passo Fundo segue sendo o terceiro mais movimentado no Rio Grande do Sul, sendo superado por Porto Alegre e Caxias do Sul.

Falando na Uirapuru o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo Carlos Eduardo Lopes da Silva disse que a expectativa de aumento no fluxo de passageiros se confirmou em razão das operações atuais que ligam Passo Fundo aos dois principais aeroportos do país. Segundo o secretário, os números são para se comemorar mesmo com todas as dificuldades estruturais que o Aeroporto enfrenta. Disse que após a reforma, o Aeroporto deverá ofertar as companhias mais possibilidades para ligar Passo Fundo as demais cidades.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE