Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Aeroporto de Passo Fundo reabre para operações em pista reformada

Investimento dos governos federal e estadual ficou em torno de R$ 50 milhões

Ascom Selt
por  Ascom Selt
31/03/2022 14:29 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

O aeroporto Lauro Kurtz, de Passo Fundo, obteve autorização para retomar parte de suas operações desde a quarta-feira (30/3). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) suspendeu a emissão do Notam (comunicação aeronáutica oficial) que determinava a interdição da infraestrutura.

Os pousos e decolagens estão permitidos apenas para aeronaves que não tenham motor turbojato – como as movidas por combustão e turboélice. Os voos utilizarão a pista recém reformada e ficarão restritos ao período diurno.

Inicialmente, apenas aeronaves turboélice em voos diurnos estão liberadas - Foto: Divulgação / DAP / Selt

A retomada da aviação regular depende de uma vistoria dos órgãos federais nos instrumentos de apoio à navegação instalados nas laterais da pista. Os novos equipamentos foram trazidos da Itália e têm a função orientar aviadores durante o pouso.

"Falta pouco para termos o aeroporto de Passo Fundo reaberto com todas as suas atividades autorizadas, dentro das condições técnicas necessárias para garantir conforto e segurança aos passageiros", afirma o secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. "A região do Planalto contará com o maior aeroporto do interior gaúcho e terá à disposição mais opções de destinos para viagens aéreas", acrescenta.

Com investimento superior a R$ 50 milhões dos governos federal e estadual, as obras no aeroporto Lauro Kurtz já estão concluídas. O novo terminal de passageiros passará de 300 para 2 mil metros quadrados. As reformas abrangem, ainda, o pátio das aeronaves e a taxiway (área para deslocamento ou manobra dos aviões).


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE