Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Economia

Aeroporto de Chapecó voltará a ter voos regulares a partir de 11 de maio

Antes da pandemia o aeroporto Serafim Enoss Bertaso tinha 60 voos semanais e movimentava cerca de 40 mil embarques e desembarques por mês.

NSCTotal
por  NSCTotal
23/04/2020 14:35 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A partir de 11 de maio o aeroporto Serafim Enoss Bertaso, em Chapecó, voltará a ter voos regulares. A Azul está disponibilizando a venda de passagens para Campinas-SP, com chegada em Chapecó às 14h50m e saída às 15h35m. Os voos demoram 1h30m e serão disponibilizado apenas três vezes por semana, nas segundas, quartas e sextas-feiras.

Latam chegou a iniciar voos para Chapecó mas suspendeu por falta de demanda(Foto: Prefeitura de Chapecó)

Os voos regulares da Azul e Gol para Chapecó foram cancelados a partir de 25 de março, num enxugamento de mais de 90% da malha nacional. A Latam chegou a iniciar sua operação no aeroporto Serafim Enoss Bertaso, no dia 6 de abril, com 31 desembarques e 25 embarques para Congonhas-SP. Mas acabou suspendendo a linha por falta de demanda.

- As grandes empresas estão fazendo suas reuniões por videoconferência, as pessoas estão trabalhando em home-office e as encomendas estão sendo despachadas por via terrestre. Demora dois, três dias mas essa exigência de prazo diminuiu pela situação da pandemia. Nós não temos recebido demandas pela volta dos voos na Acic. Acredito que a Azul também vai fazer um teste. Ela operava de domingo a domingo em Chapecó e agora vai operar em três dias para avaliar a demanda – disse o diretor-executivo da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Fábio Magro.

A Gol e a Latam não tem prazo para retomar as atividades em Chapecó. Antes da pandemia o aeroporto Serafim Enoss Bertaso tinha 60 voos semanais e movimentava cerca de 40 mil embarques e desembarques por mês.

Queda de 30% em março

Em março de 2020 teve 29.661 embarques e desembarques, segundo informações da Administração Municipal, que gerencia o aeródromo. Isso representou uma queda de 30% em relação aos 42.468 embarques e desembarques do ano passado. Em abril esse número será muito pequeno. A expectativa é que a situação comece a normalizar a partir de julho.

Mas mesmo sem voos regulares o aeroporto tem servido para ações de distribuição de equipamentos para o combate ao coronavírus. Recentemente recebeu uma leva de máscaras, testes e remédios encaminhados pela Defesa Civil do Estado, com a colaboração do Aeroclube de Santa Catarina.

A prefeitura lançou uma licitação para a concessão do aeroporto para a iniciativa privada, por 30 anos, mas o processo foi suspenso pelo Tribunal de Contas do Estado. O município prestou esclarecimentos e aguarda posição do TCE.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE