Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Mundo

Adolescente da Flórida é indiciado por hackeamento maciço no Twitter

Rapaz de 17 anos é acusado de ter coordenado ataque. Outras duas pessoas são presas

O Globo
por  O Globo
31/07/2020 18:59 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um jovem de 17 anos foi indiciado nesta sexta-feira por 30 acusações de prática de hackeamento da rede social Twitter, que comprometeu os perfis de personalidades como Bill Gates, Barack Obama e Elon Musk, informou a promotoria da Flórida, sudeste dos Estados Unidos.

Graham Ivan Clark "foi o autor do recente ataque ao Twitter", informou o gabinete do promotor estadual, Andrew Warren, em comunicado. Ele teria coordenado a operação, segundo Warren.

O jovem foi preso na manhã desta sexta-feira em Tampa, na costa oeste da Flórida, onde reside.

Pouco depois, o Departamento de Justiça prendeu outras duas pessoas: Mason Sheppard, da cidade de Bognor Regis, no Reino Unido, e Nima Fazeli, de Orlando, na Flórida.

Segundo a acusação, em 15 de julho, Clark hackeou os perfis no Twitter de personalidades e escreveu mensagens pedindo aos usuários para depositar bitcoins em contas associadas a ele. Assim, o jovem conseguiu obter mais de US$ 100 mil na criptomoeda em um único dia.

Graham Ivan Clark, de 17 anos, seria o mentor do ataque hacker Foto: HCSO / via REUTERS

O ataque "foi projetado para roubar dinheiro de americanos de todo o país, inclusive aqui na Flórida. A fraude maciça foi orquestrada aqui mesmo, em nosso quintal, e não o aceitaremos", afirmou Warren.

Ele explicou que Clark ainda não é alvo de uma ação federal e que a Flórida está encarregada das acusações porque a lei estadual é mais flexível no que diz respeito a processos contra menores de idade.

Warren disse ainda que tanto as investigações como as prisões contaram com a ajuda do FBI e do Fisco americano, além da cooperação do Twitter.

Na noite de quinta-feira, o Twitter havia fornecido novos detalhes sobre o ataque espetacular.

"O ataque consistiu de uma tentativa importante e concertada de enganar certos funcionários e explorar vulnerabilidades humanas para acessar nossos sistemas internos", informou a rede social em um comunicado a respeito do ataque dos piratas digitais através do mecanismo de phishing, coordenado por telefone.

Entre as contas pirateadas estão as do candidato democrata à Presidência dos EUA, Joe Biden; do ex-presidente Barack Obama; do fundador da Amazon, Jeff Bezos; do diretor da fabricante de carros elétricos Tesla, Elon Musk; e Bill Gates, fundador da gigante de informática Microsoft.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE