Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Ações do Meu Bairro Melhor em 2021

Na avaliação do secretário adjunto, o programa está avançando gradativamente, devido às adequações à lei federal 13.019.

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
03/02/2022 21:10 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A descentralização dos investimentos e ações públicas sempre foram prioridades nas administrações municipais de Erechim, coordenadas pelo prefeito, Paulo Polis, junto com as equipes de governo. O objetivo dessa postura é implantar um modelo de desenvolvimento o mais abrangente possível, dialogando e atendendo, efetivamente, as necessidades das pessoas, mais afastadas da área central, dando voz e vez para os bairros. Essa metodologia é novamente colocada em funcionamento por Polis, à frente da terceira gestão pública, por meio do programa Meu Bairro Melhor, que iniciou no ano passado, e vem mudando realidades, comenta o secretário adjunto de Planejamento de Erechim, Airton Pereira da Silva.

Airton afirma que o Meu Bairro Melhor é coordenado e executado pela Secretaria de Planejamento, com a supervisão do secretário, Paulo Jeremias dos Santos, e dele como secretário adjunto, que apresenta, a seguir, as várias intervenções feitas nas comunidades erechinenses com uma relação de obras e ações de 2021.

“Uma importante obra foi a reforma do ginásio Dom Pedrinho, no bairro Progresso, que está em fase final de execução. Esta obra irá beneficiar grande número de moradores do bairro e arredores”, afirma Airton.

Outro exemplo foi a tubulação e britagem no Povoado Argenta Km 10, um trabalho realizado em parceria com a Secretaria de Obras e Agricultura. Conserto da tubulação ao lado do campo do bairro Progresso.

Além disso, a equipe realizou reunião com os presidentes das associações de moradores contempladas com emendas impositivas como o bairro Parque Lívia, Loteamento Porto Seguro, e, também, Defesa Civil, Força Voluntária, CTG Recanto do Quero Quero.

“Em 2021, passaram pela secretaria e pelo setor Meu Bairro Melhor 10 emendas impositivas diretas, do início ao fim, sendo cinco efetivadas, e está projetado mais 74 para 2022 que serão encaminhadas para demais secretarias”, conta.

Nesta semana, afirma Airton, houve o repasse de 150 cadeiras, sendo 75 para Associação de Moradores do Bairro São Vicente de Paulo e 75 para Associação de Moradores do Bairro União. Repasse e doação de cadeiras e mesas para os bairros Presidente Vargas e Copas Verdes, 70 cadeiras e 35 mesas.

Triagem

O secretário adjunto observa que a triagem inicial da documentação das emendas impositivas, para as comunidades do bairro, é feita pela equipe do programa Meu Bairro Melhor, assim, aquelas que são destinadas para Secretaria de Planejamento são executadas, e as demais, de outras secretarias, são encaminhadas para elas.

Airton ressalta que o trabalho vai continuar, neste ano, e o objetivo do programa é dar sequência resolvendo as demandas dos bairros e, com isso, promover bem-estar social. “São pequenas ações que auxiliam as pessoas no dia a dia, mas que são importantes para os bairros”, afirma.

Ele enfatiza que o diferencial desse programa é a dedicação da equipe do Meu Bairro Melhor, que está constantemente se deslocando até as comunidades para entender o que é necessário, levantar os problemas e viabilizar as soluções, o que efetivamente precisa ser feito.

Na avaliação do secretário adjunto, o programa está avançando gradativamente, devido às adequações à lei federal 13.019.

No entanto, ele ressalta que o programa Meu Bairro Melhor está trazendo benefícios efetivos para a população, sendo um recurso fundamental de diálogo com os bairros.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE