Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

ACCIE se manifesta favorável ao retorno das aulas presenciais no Rio Grande do Sul

ACCIE entende que as restrições impostas pela bandeira preta têm sido duras demais com esse setor, o que poderá resultar no fechamento de inúmeras escolas, se não puderem retornar às aulas.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
17/04/2021 11:12 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), ciente da grave situação pela qual passa o setor educacional no Rio Grande do Sul, devido à pandemia, vem a público manifestar seu apoio ao retorno imediato das aulas presenciais no Estado. Entende que as restrições impostas pela bandeira preta do Programa de Distanciamento Controlado do Governo do RS têm sido duras demais com esse setor, o que poderá resultar no fechamento de inúmeras escolas, se não puderem retornar às aulas. A situação está se tornando insustentável para muitos estabelecimentos escolares, em todos os níveis, da Educação Infantil ao Ensino Superior. Não há saúde financeira que aguente.

Foto: EBC

Todas as instituições de ensinos estão preparadas para seguir as medidas sanitárias de enfrentamento à pandemia de Covid-19, observando decretos que definem as normas estabelecidas pelas secretarias da Saúde e da Educação, em conjunto ou separadamente, acerca das atividades presenciais de ensino, assim como dispõem de equipamentos de proteção individual necessários para garantir a segurança e integridade dos alunos e dos trabalhadores. E cada escola seguirá o seu respectivo Plano de Contingência, cabendo ao Estado e aos municípios a definição dos critérios de fiscalização das instalações das instituições de ensino sob sua responsabilidade. Por isso, haverá segurança nesse retorno.

Para as crianças, essa situação terá, no futuro, com certeza muitas consequências. O ano letivo de 2020 foi perdido e 2021 segue o mesmo caminho, se não houver um retorno em breve. É grande o prejuízo que a ausência de atividades educacionais e de cuidados presenciais às crianças pode causar ao seu desenvolvimento intelectual. É sabido, também, que muitas crianças estão com déficit nutricional, uma vez que, para muitas, era na escola que recebia a principal alimentação do dia. Ainda pode-se citar a questão de socialização, tão importante para nossas crianças e nossos jovens.

Por tudo isso, e por entendermos que lugar de criança é na escola, é que reforçamos e reiteramos a necessidade da volta às aulas presenciais no Rio Grande do Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE