Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

ACCIE promove palestra com Secretário de Desenvolvimento Econômico do RS

Ernani Polo e diretores de instituições financeiras falaram sobre linhas de crédito para empresas

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
10/03/2023 15:47 – atualizado há 3 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim (ACCIE), deu início, na noite desta quinta-feira, 9 de março, às atividades que integram o seu plano de ação 2023, que envolve capacitações e transmissão de conhecimento e informações estratégicas para empresários de todos os segmentos e portes econômicos. O convidado especial foi o Secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul, Ernani Polo que abriu espaço para assessores e diretores de instituições financeiras ligadas à sua pasta explanarem sobre linhas de crédito.

A abertura foi feita pelo presidente da ACCIE, Darlan Dalla Roza, que apresentou o Plano de Trabalho 2023 da ACCIE “Juntos pelo Desenvolvimento”. Segundo ele, o plano, que foi elaborado sobre três pilares – empresarial, integração e cultura -, tem como carro chefe eventos técnicos e de capacitação de empresários, apresentando ferramentas e conhecimento sobre comércio exterior, inovação, crédito para comércio nacional e internacional e tributação.

Darlan apresentou o calendário de eventos técnicos e festivos e anunciou as datas da Expo 2023: de 2 a 5 de outubro de 2023.

O presidente da ACCIE ainda falou sobre as ações e parcerias com o poder público, organizações e entidades diversas e pauta de reivindicações: Aeroporto de Erechim, conclusão da RS477 trecho Centenário-Carlos Gomes e melhorias na RS135 – trecho Erechim-Passo Fundo. Tanto que, ao final do encontro, entregou um documento com estas reivindicações ao secretário Ernani Polo, assinado por ele e pelo prefeito de Erechim, Paulo Polis; presidente da AMAU, Marcelo Arruda; presidentes do Coder, Arlei Balestrin Cavaletti; da Unindústria, Viviani de Camargo Moscato dos Santos; e pelo vice-presidente CDL Erechim, Alessandro Soccol Barbieri.

Logo em seguida, o prefeito de Erechim, Paulo Polis, falou sobre o orgulho de Erechim e de todo o seu povo de ter um potencial econômico invejável com empresas de todos os portes e segmentos. “Aqui se faz de tudo, da cadeira ao ônibus, do carro de bombeiro a balas e chocolates e muitas outras coisas”, sentenciou.

SITUAÇÃO CRÍTICA

O secretário Ernani Polo iniciou falando sobre o potencial do desenvolvimento econômico do RS, explanando sobre os projetos e programas desenvolvidos na sua pasta, entre eles Proedi, Fundopem/RS, Integrar/RS, Invest/RS, Arranjos Produtivos Locais – APL, Redes de Cooperação, Juro Zero, Capacitação para Agentes Municipais e Feiras internacionais.

Também falou sobre a Junta Comercial, o Tudo Fácil Empresas e sua implantação nos municípios do RS.

Ernani Polo chamou a atenção de todos para a situação fiscal do RS, que ainda é adversa, apresentados dados do resultado orçamentário 2022. “Com relação à dívida e ao déficit previdenciário, a situação do RS é a pior dentre os estados do Sul e Sudeste”, alertou.

O secretário ainda falou da criação de um escritório de desenvolvimento econômico do estado em Erechim, em parceria com a ACCIE, Federasul, Poder Público e Sindilojas. “Isso irá facilitar muito a vida dos empresários, pois iremos capacitar pessoas para elaborarem projetos e ajudarem no encaminhamento das demandas de cada empreendedor”, relatou Ernani Polo.

Em seguida, foram apresentados, detalhadamente, cada um dos programas de crédito para empresas. Foram palestrantes o diretor geral adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado, Roger Pozzi, (Fundopem); o diretor financeiro do Badesul, Kalil Sehbe Neto; o vice-presidente e Diretor de Operações e Inovações do Badesul, Flávio Lammel; o gerente de planejamento do BRDE, Alexander Leitzke; e o gerente geral da Agência do Banrisul Centro de Erechim, Ademir Vargas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE