Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

ACCIE comemora nesta sexta-feira, 29, 103 anos com lançamento de livro, exposição virtual e documentário

A trajetória de mais de 100 anos da entidade é marcada pelo seu protagonismo no desenvolvimento de Erechim e região

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
28/04/2022 15:41 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim comemora, nesta sexta-feira, 29, a partir das 19h, no Pólo de Cultura, seus 103 anos de história. A noite especial e festiva será marcada pelo lançamento do livro “ACCIE: 100 anos de história”, Exposição Virtual e Documentário resgatando o primeiro centenário da entidade. Além de congregar os associados, autoridades, presidentes e familiares de ex-presidentes, rainhas da Frinape, Princesas e convidados, o evento é aberto ao público.

“ACCIE: 100 anos de história” é um livro de resgate histórico dos 100 anos da Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim, apresentando brevemente a trajetória do município de Erechim. Uma imersão no passado, contextualizando a história da entidade e dos seus gestores, empreendedores, homens de visão, que trabalharam comprometidos com o desenvolvimento de Erechim e região.

A Exposição Virtual também faz um resgate, por meio de fotos, desta trajetória de mais de 100 anos e o Documentário apresenta a ACCIE pela visão de seus presidentes e prefeitos que vivenciaram este caminho percorrido de sucesso.

100 ANOS DE HISTÓRIA

Apenas um ano após a criação do município, foi fundada a Associação Commercial de Bôa Vista do Erechim como uma entidade comunitária de forte cunho associativo e reivindicatório, interferindo, substancialmente, na vida econômica e social de Erechim e de toda a região.

O novo município vinha se destacando em relação a outras colônias. Diferentemente de tantas outras vilas que se situavam ao lado de uma única estrada, Boa Vista era um ponto de convergência de muitas vias, que levavam aos vários povoados, que, por sua vez, ligavam-se à extensa área de agricultura e extração. Em cada saída da vila, estabelecia-se uma “casa de pasto”, local onde se hospedavam e se alimentavam os tropeiros que chegavam com seus cavalos ou bois. Ali também se fornecia comida e água para esses animais. Em torno das casas de pasto formavam-se outros grupos de casas, que mais tarde constituíram os diversos bairros de Erechim.

A necessidade de receber e comercializar os produtos agrícolas e ao mesmo tempo abastecer a área rural com todo tipo de artigos industrializados resultou na criação de casas comerciais diversificadas onde se encontrava de tudo e que foram se consolidando, tornando-se prósperas empresas.

Foi nesse cenário que surgiu a Associação Comercial de Erechim, fruto de um sonho ambicioso de se ter na sociedade erechinense uma entidade capaz de representar os interesses econômicos, sociais e políticos de comerciantes e industriais do início do século XX, quando a cidade ainda se chamava Boa Vista.

Chegar a mais de um século com a vitalidade e com o respeito que a ACCIE detém é, seguramente, uma prova inequívoca de que o caminho que todos os seus dirigentes trilharam, ao longo desse tempo, foi vitorioso. Narrativa que se funde e por vezes se confunde com a história do crescimento de Erechim, que comemora, neste dia 30 de abril, seu aniversário de 104 anos de emancipação político-administrativa.

O LIVRO

O livro “ACCIE: 100 anos de história” é resultado de um projeto da ACCIE aprovado no final de 2019 pela Lei de Incentivo à Cultura do Ministério do Turismo – Secretaria Especial da Cultura - Governo Federal. Foram mais de dois anos de trabalho da equipe composta por Maria Lúcia Carraro Smaniotto, Neusa Cidade Garcez, Enori Chiaparini, Giovana Dalla Rosa da Veiga Dariva e Tainete Farina e, nos últimos meses, acrescida de Roberto Hachmann, Mariah Carraro Smaniotto e Bruno Rosselli.

O livro contempla pesquisas em atas e documentos da entidade - foram mais de 850 atas -, livros, jornais, entrevistas com pesquisadores, historiadores, professores, presidentes e ex-presidentes da entidade. Enfim, uma somatória de importantes e ricas informações que permitiram traçar não somente a trajetória da ACCIE, como também a do comércio e indústria a partir da criação do município de Erechim.

O projeto também contempla um audiolivro visando oportunizar acessibilidade para que mais pessoas também possam conhecer a história da ACCIE.

SERVIÇO E FICHA TÉCNICA

O lançamento é aberto ao público.

Data: 29/04/2022

Local: Pólo de Cultura

Horário: 19h

Obra: “ACCIE: 100 anos de história”

Coordenação Geral: Giovana Dalla Rosa da Veiga Dariva

Elaboração do projeto cultural: Giovana Dalla Rosa da Veiga Dariva e Tainete Farina

Projeto editorial, edição e textos: Maria Lúcia Carraro Smaniotto

Pesquisa histórica: Enori José Chiaparini, Neusa Cidade Garcez, Maria Lúcia Carraro Smaniotto e Giovana Dalla Rosa da Veiga Dariva

Textos biografias presidentes e prefeitos: Neusa Cidade Garcez

Pesquisa histórica fotográfica: Roberto Hachmann

Projeto gráfico e diagramação: Mariah Carraro Smaniotto

Capa: Bruno Rosselli

Revisão linguístico-discursiva: Rosana Maron

Editora: Edelbra

Impressão: Edelbra

Tiragem: 1.000 exemplares

Patrocinadores: Cavaletti S/A Cadeiras Profissionais, Cercena S/A Indústria Metalúrgica, Cropfield, Futura Agrícola, Kesoja, Peccin, Perfil Metais, Plaxmetal, Sementes Estrela, Triel-HT.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE