Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Ação Popular aponta irregularidades na licitação do Aeroporto de Chapecó

Conforme a ação, a empresa que ganhou a licitação não entregou documentos previstos no edital, que exigiam qualificação técnica

ClicRDC
por  ClicRDC
04/06/2020 21:22 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Uma Ação Popular, protocolada na Justiça Federal , pelo advogado Caio Mateus França dos Santos, aponta irregularidades na licitação de concessão do Aeroporto Serafim Enoss Bertaso, de Chapecó. Conforme a ação, o edital solicitou a comprovação de algumas qualificações técnicas, que não foram atendidas pela empresa que foi habilitada pela prefeitura.

Divulgação

As empresas inscritas no edital, conforme aponta a ação popular, foram orientadas, em acordo com a Lei, que deverão atender individualmente todos os requisitos de qualificação técnica. Os requisitos afastaram empresas interessadas, porém, o documento aponta que a empresa habilitada não dispunha da qualificação técnica exigida.

Na data do certame, duas empresas concorreram. Na abertura do envelope, apenas o consórcio “Voe Xap”, das empresas SOCICAM atendeu às exigências previstas no Edital, segundo a comissão. A outra empresa, como apontou a Ação Pública, sequer apresentou documento de qualificação. “Desse modo, não conseguiu ampliar a competitividade, baixar preços e de fato fazer uma concorrência, prejudicando o interesse público”, diz o documento ajuizado.

O prazo de concessão é de 35 anos, improrrogável, sem prejuízo de solicitação de nova delegação pelo interessado, que deve ser requerida com, no mínimo, doze meses.

O autor da Ação Popular, advogado Caio Mateus França dos Santos, autor da Ação Popular, diz que a Prefeitura está prestes a homologar um processo com uma empresa cheia de irregularidades, e um processo com vícios: “Estamos falando de uma concessão de mais de 30 anos de exploração para uma empresa cheia de problemas e irregularidades. Esse processo deve ser suspenso, em homenagem a moralidade, competição, impessoalidade, e principalmente, pelo respeito ao dinheiro público.”

O edital de licitação, que visa a expansão, exploração e manutenção do Aeroporto Municipal Serafim Enoss Bertaso, teve como vencedora a empresa Socicam. O resultado foi divulgado em 11 de março

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE