Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

Ação nacional contra violência doméstica prende 56 homens no RS

Em todo Brasil, foram 338 presos. O RS foi o segundo estado com maior número de homens detidos, atrás apenas de Minas onde 62 indivíduos foram capturados.

GZH
por  GZH
05/03/2020 21:58 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Ofensiva nacional para prender envolvidos em violência doméstica, a Operação Marias terminou com 56 presos e 32 armas apreendidas no Rio Grande do Sul. A ação foi deflagrada nesta quinta-feira (5) em 19 unidades da federação e tinha como alvo especialmente os casos de descumprimento de medidas protetivas e feminicídios. O trabalho foi proposto e coordenado pelo Conselho Nacional de Chefes de Polícia e capitaneado, no Estado, pela Polícia Civil.

No Rio Grande do Sul, 582 policiais atuaram na operação e cumpriram 61 mandados de prisão preventiva. Outra etapa da ação é a verificação de mais de 300 medidas protetivas - neste caso, o objetivo foi conversar com as vítimas e saber se as ordens judiciais, que podem, por exemplo, proibir a aproximação do agressor, estão sendo efetivamente cumpridas.

Em todo Brasil, foram 338 presos. O Rio Grande do do Sul foi o segundo Estado com maior número de homens detidos, atrás apenas de Minas Gerais, onde 62 indivíduos foram capturados.

— Tanto armas lícitas quanto ilícitas são retiradas nesse caso. Todas que estamos apreendendo são usadas para ameaçar mulheres. No meio desse conflito elas podem potencializar o risco de agressão ou feminicídio _ explica a delegada Tatiana Bastos, diretora da Divisão de Proteção e Atendimento à Mulher no RS.

Outra etapa foi a verificação de mais de 300 medidas protetivas e 198 informações sobre possíveis crimes que estariam sendo cometidos contra mulheres no Estado. Agentes conversaram com as vítimas para saber se as ordens judiciais, que podem, por exemplo, proibir a aproximação do agressor, estavam sendo efetivamente cumpridas. Nesse diálogo, o policial pode descobrir, por exemplo, que o homem continua perturbando a vítima, o que levaria a um pedido de prisão.

— O combate à violência contra a mulher, e especialmente aos feminicídios, é uma das preocupações nacionais das polícias. Essa ação mostra que estamos atentos e que há sim punição para os agressores _ afirma a chefe da Polícia Civil no Estado, delegada Nadine Anflor, que coordenou a ação nacional por meio do Fórum Permanente de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher do Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE