Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Ação contra os borrachudos tem resultado positivo em Gaurama

Plano de Prevenção e Controle Integrado de Pragas de Interesse Médico contempla muitas ações e moradores das comunidades afirmam a redução do inseto

Secom Prefeitura de Gaurama
por  Secom Prefeitura de Gaurama
20/01/2020 13:09 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Os borrachudos são pequenos insetos, com tamanho de 1 a 4 milímetros, que se criam em águas em movimento. Suas picadas podem causar desconforto, alergias e transmitir doenças. São desconfortáveis e aparecem muito no verão.

Para conter os insetos, a Secretaria Municipal de Gaurama, através da vigilância em saúde do município possui o Plano de Prevenção e Controle Integrado de Pragas de Interesse Médico que contempla muitas ações contra o aparecimento pragas, como a questão dos borrachudos por exemplo.

Os moradores das comunidades de Linha 4, Vila Jardim, São Pedro, Alto Caçador, Linha 5, Balisa, São Marcos e Linha 8, receberam todo o treinamento necessário para o manuseio dos produtos e como aplicá-los. Para saber as quantidades corretas de produto a ser aplicado, existe no rio da Vila Jardim uma calha, que foi construída para ter uma medição. A partir desse resultado, as orientações são repassadas aos moradores.

O produto não interfere nos peixes, e na qualidade da água. Ele esteriliza as fêmeas e, com a impossibilidade de colocar ovos, diminui significativamente a aparição dos insetos.

A ação de combate aos borrachudos iniciou em setembro. Os ciclos de aplicação dos produtos iniciaram de 15 em 15 dias. Depois de três aplicações teve um intervalo de 30 dias e começou o ciclo novamente. Neste mês tem mais uma aplicação e a ação vai se repetindo até o fim do verão.

Em depoimentos à equipe da Vigilância, esse ano teve uma redução significativa no aparecimento dos insetos, comprovando a efetividade da ação.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE