Acadêmicos de Medicina da URI realizam ações educativas sobre hantavirose e toxoplasmose

Atividades integradas às disciplinas do curso foram realizadas como parte da Curricularização da Extensão, com foco na conscientização e prevenção de doenças.

Por Redação VL Publicado em 08/10/2025 08:02 - Atualizado em 08/10/2025 08:47

Estudantes do 3º semestre de Medicina da URI Erechim, vinculados à UBS Bela Vista, desenvolveram atividades integradas às disciplinas de Imersão SUS, Microbiologia Básica e Parasitologia Básica, como parte da Curricularização da Extensão. As ações tiveram como foco a conscientização sobre a hantavirose e a toxoplasmose.

Hantavirose foi o assunto abordado na Escola Lourdes Galeazzi

A iniciativa ocorreu no dia 25 de maio, por meio de uma apresentação expositiva sobre hantavirose, na Escola Lourdes Galeazzi. A comunicação foi adaptada para o público infantojuvenil, utilizando linguagem acessível e objetiva. Como complemento, foi produzido um card educativo com informações essenciais e orientações práticas sobre a zoonose, entregue aos professores com o propósito de apoiar a continuidade do aprendizado.

Já no dia 10 de junho, a iniciativa foi realizada nas dependências da UBS Bela Vista, direcionada às Agentes Comunitárias de Saúde (ACSs). O objetivo foi ampliar o conhecimento das profissionais sobre o manejo adequado da toxoplasmose durante visitas domiciliares a gestantes, fortalecendo sua atuação como mediadoras de informação e prevenção junto à comunidade.

Na UBS Bela Vista, estudantes falaram às agentes de saúde sobre toxoplasmose

As participantes avaliaram a ação de forma positiva, demonstrando interesse e reconhecendo a relevância do tema para o cuidado integral das gestantes na atenção primária à saúde. Os acadêmicos manifestaram satisfação com as intervenções realizadas e ressaltaram a importância da experiência prática da medicina junto à comunidade.