Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Acadêmicos de Medicina da URI contribuem com a Meia Maratona de Cardiologia da UPF

O evento é destinado a acadêmicos de Medicina da região, médicos residentes e especialistas, com o objetivo de apresentar as inovações em Cardiologia, por meio de palestras e discussões interativas com profissionais médicos de excelência na área.

Secom URI
por  Secom URI
15/09/2023 18:45 – atualizado há 42 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Diretoria Acadêmica de Clínica Médica do Curso de Medicina da URI foi convidada para organizar a 3ª Meia Maratona Dr. Júlio Teixeira de Cardiologia - Highlights Pós-Pandemia, em Passo Fundo. O convite foi feito em função dos excelentes resultados alcançados no 1º Simpósio de Clínica Médica, realizado no dia 19 de agosto, na URI Erechim. A partir desse evento, foi convidada a desenvolver a Meia Maratona em parceria com a Liga Acadêmica de Cardiologia da Universidade de Passo Fundo. A iniciativa facilita a inclusão de acadêmicos na organização do encontro, aproximando os alunos com os médicos palestrantes, promovendo, assim, a autonomia e a gestão da saúde.

As inscrições estão abertas até segunda-feira, 18, por meio de um link disponibilizado no Instagram (@maratonadecardio), no qual constam as demais informações sobre o evento.

A primeira etapa da Meia Maratona de Cardiologia inicia na sexta-feira, 22, no Auditório da Associação Médica do Planalto (AMEPLAN), com início às 19h. O evento é destinado a acadêmicos de Medicina da região, médicos residentes e especialistas, com o objetivo de apresentar as inovações em Cardiologia, por meio de palestras e discussões interativas com profissionais médicos de excelência na área.

Essa terceira edição continua homenageando o Dr Júlio Teixeira, o qual é médico formado pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e foi o 1º Cardiologista com Residência na história da Medicina de Passo Fundo. Ele é Membro da AMRIGS, da Sociedade Brasileira de Cardiologia, da Sociedade Gaúcha de Cardiologia e da Academia Passo-Fundense de Medicina, sendo seu 1º Primeiro Presidente e, em 2017, presidiu o Congresso Gaúcho de Cardiologia. O idealizador da Meia Maratona é o Dr. Elias Sato, graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), palestrante e atuante na Cardiologia Intervencionista e Hemodinâmica na cidade de Passo Fundo.

A Meia Maratona de Cardiologia será desenvolvida em 4 módulos. Na sexta-feira que vem, 22, os temas a serem apresentados são: “Inovações na Arritmologia e na Hipertensão Arterial Sistêmica’’, ministradas pelos médicos José Basileu Caon Reolão, Miguel Gus e Júlio Vinícius Teixeira. Dia 27 de outubro, o tema irá tratar sobre os “Tópicos em Insuficiência Cardíaca avançada e Cardiomiopatias”, ministradas pelos médicos Fernando Scolari e Luiz Claudio Danzmann.

Dia 17 de novembro, estarão em debate a “Ecocardiografia e Doenças Estruturais”, ministradas pelos médicos José Luiz Pretto e Leonardo Guimarães. Dia 01 de dezembro, o assunto será sobre “Dislipidemia e highlights no tratamento do Diabetes Mellitus tipo 2 para o paciente cardiopata”, ministrada pelos médicos Paulo Behr e Thiago Fritzen.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE