Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Educação

Acadêmicos de Enfermagem da URI participam de campanha de imunização para Covid-19

A atuação dos acadêmicos ocorre nas Disciplinas de Saúde Coletiva, sob supervisão dos Professores Marciane Kessler, Eliana Buss e Samuel Romero.

Secom URI
por  Secom URI
14/07/2021 21:29 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Desde o dia 20 de abril deste ano, acadêmicos do 6º, 7º e 9º semestre do Curso de Enfermagem da URI participam da Campanha de Imunização para Covid-19 que ocorre no Centro de Vacinação de Erechim. A atuação dos acadêmicos ocorre nas Disciplinas de Saúde Coletiva, sob supervisão dos Professores Marciane Kessler, Eliana Buss e Samuel Romero.

Divulgação

A Professora Marciane destaca que os acadêmicos têm a possibilidade de experienciar a organização e gerenciamento de uma campanha de imunização, incluindo, além da vacinação, a organização de filas, cadastro da população e registro das doses no sistema de informação, organização do espaços respeitando o distanciamento social, medidas de biossegurança, relação interpessoal, comunicação com a equipe e usuários e conhecimento sobre novas vacinas de diferentes laboratórios. Além disso, vivenciam as barreiras e dificuldades a serem enfrentadas para a efetivação de uma campanha de imunização em meio a uma pandemia, o que contribui para a formação e amadurecimento profissional.

Divulgação

Os acadêmicos desenvolvem, ainda, atividades de educação em saúde, que incluem orientações para a população e a confecção de um vídeo informativo. Este vídeo inclui informações sobre a segurança e eficácia das vacinas, procedência, sua produção no Brasil e qual a composição de cada uma, cuidados após vacina, cuidados em caso de reações, intervalo necessário entre vacinas e sobre a importância da vacinação para controle da pandemia.

De acordo com a Coordenadora do Curso de Enfermagem, Professora Angela Brustolin, “a integração ensino-serviço para a formação em saúde é uma forma de promover a aprendizagem discente junto à realidade do sistema de saúde e da sociedade na qual se vive. Transpor barreiras físicas de salas de aula e inserir os alunos no cenário da pandemia Covid-19 permite identificar e compreender as complexas, diversas e reais necessidades dos serviços de saúde. Nesse sentido, a formação em saúde deve estar comprometida com o processo ensino-aprendizagem, com a construção da identidade profissional, a produção de cuidados contextualizados e a resolutividade nos momentos, inclusive, de crise”.

Divulgação
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE