Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Educação

Acadêmicos de Direito da URI realizam Júri Simulado

O tema central girou em torno do conto “A causa secreta”, de Machado de Assis, em que o personagem Fortunato torna-se réu, acusado de assassinato.

Secom URI
por  Secom URI
06/12/2023 22:10 – atualizado há 31 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

A prática de júri simulado, em especial no curso de Direito, pode ser considerada como uma ferramenta didático-metodológica que materializa os princípios da metodologia ativa. Por meio do júri, os alunos são incentivados a pesquisar sobre um tema, refletir criticamente sobre ele, organizar ideias e expressá-las de uma maneira clara e estruturada. Além disso, eles podem aprimorar habilidades de argumentação, expressão oral e, principalmente, de respeito com relação às ideias e posicionamentos distintos.

Com base nesses pressupostos, os acadêmicos do curso de Direito da URI Erechim realizaram, na quarta-feira, 6, um júri simulado, no âmbito da disciplina de Comunicação e Expressão, ministrada pela professora Mariele Zawierucka Bressan. O tema central girou em torno do conto “A causa secreta”, de Machado de Assis, em que o personagem Fortunato torna-se réu, acusado de assassinato.

Os estudantes foram divididos em dois grupos: acusação e defesa e, como jurados, estavam presentes alunos de Arquitetura e Urbanismo e Psicologia da Universidade.

Além de ser uma metodologia ativa, a prática de júri simulado proporciona a cooperação entre os alunos, a interação com colegas do curso e de outras áreas do saber, além de possibilitar o aprimoramento das habilidades de comunicação e expressão.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE