Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Acadêmicos da URI desenvolvem propostas de Mirante com vista para o Vale Dourado

Propostas foram apresentadas na sexta-feira (10), no Auditório do Câmpus 2 da Universidade, em Erechim.

Secom URI
por  Secom URI
14/12/2021 14:17 – atualizado há 2 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

Acadêmicos de vários cursos da URI vivenciaram uma experiência importante no desenvolvimento de sua formação. Na sexta-feira, 10, no Auditório do Câmpus 2 da Universidade, eles apresentaram propostas de um Mirante com vista para o Vale Dourado, na Avenida Maurício Cardoso, em Erechim.

Estavam presentes o Vice-Prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Flávio Tirello; o Secretário Geral, Edgar Marmentini; o Secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Neidmar Alves; o Secretário de Planejamento, Gestão e Orçamento Participativo, Paulo Jeremias dos Santos; a Arquiteta e Urbanista responsável pelo projeto, Ariane Pedrotti de Ávila Dias. O encontro foi prestigiado, ainda, pelo Diretor Acadêmico do Câmpus, Adilson Luís Stankiewicz.

Os trabalhos foram desenvolvidos na disciplina de Projeto Integrador IV, que abrange os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica e Engenharia de Produção. A equipe, composta por 60 alunos, foi dividida em três grupos, que desenvolveram, cada um, uma proposta de Mirante. A condução desta atividade foi realizada pelos professores da disciplina de Projeto Integrador IV, Professores Arthur Beskow, Camila Reis, Jessica Andrade Michel, Oséias Esmelindro, Sara Roesler e Suélen Vanzetto.

O objetivo das propostas foi fazer com que os alunos pudessem vivenciar uma situação real de projeto, despertando consciência ambiental e buscando desenvolver habilidades para a elaboração de projetos tecnológicos sustentáveis na área de engenharia e arquitetura, posicionando o acadêmico como agente de transformação social e ambiental.

A oportunidade foi muito importante, pois os acadêmicos passaram pela experiência de enfrentar os desafios buscando as melhores soluções, desenvolvendo habilidades de trabalho em equipe e construção de novos conhecimentos.

Com base no projeto desenvolvido pela Arquiteta Ariane Pedrotti de Ávila Dias, buscou-se incentivar os alunos a contribuir com algumas soluções que poderão ser aproveitadas em um futuro próximo. A apresentação dos grupos, além dos projetos, envolveu também um vídeo e uma maquete de cada proposta.

Como uma disciplina que busca a extensão, o contato com a comunidade, a intenção da proposta é retribuir a oportunidade dada aos acadêmicos executando, em tamanho real, o totem “Eu amo Erechim”, assim como sua iluminação, o qual fará parte do Mirante com vista para o Vale Dourado. Como registro do compromisso e vontade em transformar essa ideia em realidade e também para marcar o momento, foi feita a entrega às autoridades presentes um protótipo da proposta, através de um totem em miniatura.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE