Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Abertura oficial do Festival de Dança de Erechim – 3ª edição será realizado com grande espetáculo

Abertura no final da tarde deste dia 1º, com Mujeres de Água, com a Cia de Arte La Negra, de Ana Medeiros.

Maria Lúcia Carraro Smaniotto
por  Maria Lúcia Carraro Smaniotto
31/10/2023 15:12 – atualizado há 14 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Inicia nesta quarta-feira, 1º de novembro, o Festival de Dança de Erechim – 3ª edição. O evento, que se desenvolve até o dia 5 de novembro, no Pólo de Cultura, começa a receber os mais de 600 dançarinos inscritos pela manhã e início da tarde para os ensaios das apresentações.

A abertura oficial do Festival será no final da tarde deste dia 1º, a partir das 17h, com um grande espetáculo de dança: Mujeres de Água, com a Cia de Arte La Negra, de Ana Medeiros, no Auditório do Pólo de Cultura. Logo em seguida, será realizada a cerimônia oficial com a presença de autoridades, bailarinos, convidados e imprensa. Também na sequência já iniciam as apresentações das danças, com as avaliações dos jurados, premiação da noite, marcando o início efetivamente do Festival.

O projeto “Festival de Danças de Erechim – 3ª edição” recebeu aprovação da Secretaria de Estado da Cultura. A realização é da ACCIE, com o apoio da Prefeitura de Erechim e o apoio institucional da Associação Gaúcha de Dança. O evento conta com o patrocínio de Cavaletti Cadeiras Profissionais e Triel HT, e é financiado pelo Pró Cultura RS e pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

O ESPETÁCULO

A água simboliza a origem da vida, a fecundidade, a fertilidade, a transformação, a purificação, a força e a limpeza. Elemento primordial, ela é considerada o ponto de partida para o surgimento da vida e é a força motriz de inspiração para este espetáculo. Mulheres que amadureceram por meio do Flamenco apresentam suas vivências e perspectivas de mundo, no ir e vir das ondas do mar. Projeto inovador que tem o Flamenco como linguagem comum em hibridismo com outras artes, como o teatro e a música, embaladas pela trilha sonora inédita que transita entre o cante Yorubá, o cancioneiro nordestino, o folclore latino-americano e o Flamenco. Executada pelo guitarrista Flamenco Jef de Lima e cantora Isadora Arruda. O espetáculo foi indicado ao Prêmio Açorianos de 2021. No elenco, estão Emily Borghetti, Patrícia Correa, Thaís Virgínia, Ana Cândida de la Campana, Luciana Meira e La Negra Ana Medeiros, com direção artística de Silvia Canarim.

Os ingressos para assistir ao espetáculo, assim como participar de todo o Festival de Danças de Erechim podem ser retirados na secretaria da ACCIE (Associação Comercial, Cultural e Industrial de Erechim) e na Secretaria Municipal de Cultura e Esporte. Recomenda-se que eles sejam retirados antecipadamente, pois garantirá o acesso ao 3º andar do Pólo de Cultura, e são em número limitado. Para aqueles que não conseguirem retirar seus ingressos, um telão estará disponível no 1º andar.

O FESTIVAL DE DANÇAS DE ERECHIM

Além das apresentações dos mais de 600 bailarinos inscritos, o evento conta com a realização de uma palestra e mesa redonda que versará sobre “Políticas públicas culturais do RS para Escolas e Grupos de Dança”. A palestra acontecerá no sábado, dia 4, às 10h, e tem como palestrante Claudia Dutra, reconhecida por seu trabalho como artista, produtora cultural, professora de ballet, jazz, danças folclóricas e PBT.

O evento também contará com oficinas gratuitas abertas a toda a comunidade de diferentes estilos de dança. As oficinas incluem Danças Urbanas, com o professor Cristiano Bastos; Flamenco, com a professora Ana Medeiros; Ballet Clássico, com a professora Patrícia Barbosa; Dança do Ventre, com a professora Brysa Mahaila; Dança de Salão, com o professor Claudio Furlim; e Jazz, com o professor Matheus Espinoza.

As inscrições para as oficinas podem ser feitas através do Whatsapp (51) 99947-0417. Embora sejam gratuitas, as vagas são limitadas, então é importante se inscrever o quanto antes.

ACESSIBILIDADE

Toda a programação do Festival – apresentações, oficinas e mesa redonda – terá acessibilidade com intérprete de libras.

FICHA TÉCNICA DO ESPETÁCULO:

Direção geral, concepção, coreografia, figurino e produção: La Negra Ana Medeiros

Direção Artística: Silvia Canarim

Corpo de Baile: Emily Borghetti Patrícia Correa, Thaís Virgínia, Ana Cândida de la Campana, Luciana Meira e La Negra Ana Medeiros

Vídeo arte: 2L produtora

Trilha sonora: Jef Lima e Isadora Arruda

Execução figurino: Tânia Ferreira

Fotografia: Fábio Zambom

Cenário: Emily Borghetti

Beleza: Nayana Pereira

Luz: Fabrício Simões

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE