Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

Abertura de empresa em 10 minutos avança

Taxa de funcionamento para atividades de baixo risco é isentada e município visa abertura de empresas em 10 minutos

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
27/05/2022 08:32 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, sancionou a Lei Nº 7.083, que regulamenta o Programa Tudo Fácil Empresas - Erechim, bem como isenta os empreendedores do município da taxa de funcionamento inicial na abertura da empresa. O projeto de Lei Executivo foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores na última Sessão Plenária Ordinária, na segunda-feira (23).

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, explica que a isenção da taxa de funcionamento de R$ 148,20 é um pré-requisito para aderir a plataforma disponibilizada pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, coordenada pelo DescomplicaRS, JucisRS e Sebrae RS. “Após uma resolução do Comitê Municipal de Simplificação e Desburocratização que define a classificação do grau de risco das atividades econômicas de âmbito municipal, estamos caminhando para mais formalização de empresas e menos burocracias”, destaca.

Atualmente, 232 atividades estão classificadas em grau de risco baixo e que poderão obter a isenção. Com a utilização do módulo “Tudo Fácil Empresas” pelos empreendedores de Erechim, será possível formalizar empresas que exerçam atividades de baixo risco em poucos minutos, de forma ágil, prática e sem burocracia, através de um sistema disponível 24 horas por dia, em todos os dias da semana.

O prefeito de Erechim, Paulo Polis, destacou que o processo visa dar agilidade para novos empreendimentos, um dos eixos também do ‘Investe + Erechim’. “Os empreendedores que se enquadram nessas atividades de baixo risco poderão em breve formalizar uma empresa em apenas dez minutos. É um avanço importante no sentido de desburocratizar e agilizar serviços para nossos empresários”, pontua.

A integração entre os sistemas da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo com a Junta Comercial do RS no ambiente da Redesim já está em fase de testes para implementar a formalização de empresas de baixo risco de maneira rápida e fácil a partir do mês de junho.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE