Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

Aberta VI Jornada do Curso de Medicina da URI

A VI Jornada de Medicina, que prossegue até sexta-feira, 29.

Secom URI
por  Secom URI
27/09/2023 12:42 – atualizado há 1 minuto
Continua depois da publicidadePublicidade

Teve início na terça-feira, à noite, 26, a VI Jornada do Curso de Medicina da URI Erechim, cuja programação conta, ainda, com o 4º Interligas MED URI; o 4º Salão Científico; a 4ª Mostra Fotográfica Virtual “Medicina & Arte” e o 2º Prêmio Bastão de Asclépio.

A solenidade contou com a presença do Reitor Arnaldo Nogaro; do Diretor Acadêmico, Adilson Luís Stankiewicz; do Coordenador do Curso, Sergio Bigolin; das professoras Miriam Salete Wilk Wisniewski e Elisabete Maria Zanin; do Presidente do CAMED (Centro Acadêmico de Medicina), João Pedro Rosa; professores, alunos e integrantes do Centro Acadêmico, Associação Atlética e das Ligas Acadêmicas da Medicina.

A programação abriu com um momento cultural, proporcionado pelo pianista Igor Scapin, aluno da turma que ingressou este ano no Curso. Natural de Frederico Westphalen, se dedica ao piano há dois anos e meio e começa a compor suas próximas músicas. Ele apresentou números da música internacional e nacional e a composição própria “Lumina Sonata”.

Para o Coordenador do Curso, Sergio Bigolin, a apresentação cultural comprovou que “ser médico é ir além do conhecimento em Medicina”. O Diretor Acadêmico, Adilson Stankiewicz, disse que a edição da Jornada de Medicina deste ano “é a prova da caminhada sólida do curso que já está fazendo a diferença no cenário da saúde na região”. Já o Reitor Arnaldo Nogaro disse que “esse é um momento de alegria, pois mostra a formação de um médico por inteiro, com arte, cultura e também com ciência e tecnologia”.

O Curso de Medicina tem como eixo norteador de suas ações, além do ensino, pesquisa e extensão, a cultura. Tem, assim, adotado como prática nos eventos, a instalação de obras de arte, dos mais variados gêneros, de modo a enriquecer gradativamente os corredores culturais do Curso. Nesta Jornada, instalou, no Ambulatório de Medicina, as réplicas das obras produzidas em 1624, pelo pintor Rembrandt, “O paciente desmaiado - alegoria ao olfato” e “Operação da pedra da loucura - Alegoria do Toque”. A 4ª Mostra Fotográfica “Medicina & Arte” pode ser conferida na página do curso e nos corredores do prédio 10.

A programação da noite teve a entrega do Prêmio Bastão de Asclépio, escolhido por simbolizar um personagem da mitologia grega, que realizava a cura dos doentes por meio do uso de ervas medicinais, considerado o símbolo da medicina.

O prêmio foi entregue à estudante Bruna Malacarne e à orientadora, professora Elisabete Maria Zanin, pelo desenvolvimento do artigo “Entre Doenças, dúvidas e vacinas”. A homenagem foi entregue pelo Coordenador do Curso, Sergio Bigolin, pelo Diretor Acadêmico, Adilson Stankiewicz, e pelo Reitor Arnaldo Nogaro. O troféu Bastão de Asclépio concedido neste ano foi uma criação da Coordenação do Curso de Medicina com a execução de Oséias Matias de Oliveira Esmelindro.

A acadêmica Carmela Quaini Bresolin, juntamente com o professor orientador Felipe Santos Moysés, receberam uma Menção Honrosa pelo artigo “Ataxia de Friedreich: um olhar individualizado”. Os trabalhos do 4º Salão Científico recebeu, pela primeira vez, artigos completos que podem ser conferidos, por meio de pôsteres, nas salas 3.13 e 3.16.

A VI Jornada de Medicina, que prossegue até sexta-feira, 29, conta com o apoio da Uniprime, Baggio Móveis, Arena Academia, Biosuply Instrumentos Cirúrgicos e Vulcão Mania Bolos e Doces.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE