Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Saúde

A evolução do Covid-19 no RS e SC; Veja os mapas atualizados

RS confirma morte de mulher de 22 anos por coronavírus, a vítima mais jovem do Estado; números crescem no Alto Uruguai Catarinense que já registra uma morte.

redação
por  redação
28/04/2020 19:55 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

De acordo com o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde (SES), o Rio Grande do Sul possui nesta terça-feira 1.350 casos confirmados e 45 mortes em decorrência da Covid-19. Os dados oficiais do painel de controle do vírus reportam que há 784 pacientes recuperados do novo coronavírus no território gaúcho. Veja o mapa com os números desta terça-feira:

Atualização de mapa: Matias Pacheco de Oliveira - Geógrafo/AU

Uma jovem de 22 anos de Dom Pedrito, que estava em tratamento oncológico no Hospital Conceição, morreu em decorrência do coronavírus no domingo (26). É a vítima mais jovem da doença no Estado e a única na faixa etária dos 20 aos 29 anos, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Até então, a vítima mais jovem tinha 37 anos.

O Estado se prepara, para nos próximos dias, passar por uma transição do modelo de distanciamento social "controlado", que levará em conta as particularidades de cada região. Desta forma, as cidades que não possuem casos e óbitos por coronavírus e têm um sistema de saúde estruturado podem ganhar aval do governo estadual para manter ou ampliar a flexibilidade das atividades econômicas.

Já o retorno das atividades escolares nas instituições públicas e privadas deve ocorrer, conforme anunciou o governador Eduardo Leite nesta terça-feira, apenas durante o mês de maio ou mês de junho. O novo planejamento para o calendário escolar do RS deve ser divulgado até o final desta semana.

Erechim

A FHST divulgou na tarde desta terça-feira (28) um novo boletim detalhando os casos dos pacientes internados por suspeita ou confirmação de COVID-19.

As informações são de que há 7 pessoas hospitalizadas com sintomas da Covid-19, sendo que três pacientes são moradores de Erechim e outros quatro, de cidades da região. Todos os pacientes confirmados para COVID-19.

  • Homem morador de Nonoai, 44 anos: Ele foi internado no dia 27 de abril; o exame positivo dele foi confirmado nesta manhã;
  • Homem morador de Campinas do Sul,60 anos: foi internado dia 23 de abril;
  • Mulher moradora de Marcelino Ramos, 39 anos: foi internada no dia 25 de abril;
  • Mulher moradora de Floriano Peixoto, de 45 anos: foi internada no dia 21 de abril e está na UTI.
  • Homem morador de Erechim, de 42 anos: internado dia 25 de abril;
  • Mulher moradora de Erechim, de 74 anos: internou no dia 22 de abril e está na UTI;

O sétimo paciente hospitalizado, informado nesta tarde pelo Comitê, não aparece na atualização da FHST, mas segundo o boletim, seria morador de Erechim. Consequentemente, o sexo e a idade não foram divulgados.

Até agora, são 10 casos confirmados em Erechim, 07 recuperados.

Passo Fundo

A Secretaria Estadual de Saúde atualizou dados do Coronavírus no início da noite desta terça-feira (28). Durante a tarde a Prefeitura de Passo Fundo havia informado 108 casos confirmados na cidade, com 22 curados, 50 internações hospitalares, sendo destas, 16 em UTI. No entanto, a atualização do Estado elevou os casos confirmados para 130 em Passo Fundo nesta noite, um acréscimo de mais seis confirmações. 

Marau

A atualização do boletim diário do Centro de Operações Emergenciais de Marau informa que o número de casos no município subiu para 57 com a confirmação de mais 8 casos nesta terça-feira (28). Ainda, mais 12 pessoas estão totalmente recuperadas da doença, totalizando 27 pacientes recuperados e sem sintomas após o período de quarentena, dado o início dos sintomas.

Vale destacar que o número de casos confirmados se refere a todas as pessoas que testaram positivo para a COVID-19 em Marau, desde o início da pandemia, incluindo os pacientes recuperados e o óbito registrado no município.

Em Marau, 27 pacientes estão totalmente recuperados e sem sintomas da doença.Desta forma, o total de pacientes com sintomas ativos nesse momento é 29.

Há registro de 14 internações hospitalares de casos confirmados, sendo nove no HCR de Marau e cinco em Passo Fundo.

Governo de SC confirma 1.995 casos de Covid-19

Santa Catarina já registrou 1995 pacientes com teste positivo para Covid-19. O dado foi divulgado pelo governador Carlos Moisés em pronunciamento nesta terça-feira, 28. Desde o início da pandemia, 44 óbitos já foram causados pelo coronavírus, número que não se alterou desde o dia anterior.

A partir desta terça-feira, o painel do Governo de Santa Catarina passou a integrar os sistemas do Ministério da Saúde, sendo eles: e-SUS VE e SIVEP Gripe, e assim os casos confirmados por teste rápido sorológico e os casos confirmados por critério clínico e vínculo epidemiológico passaram a ser contabilizados, o que explica o aumento do número de casos.

Os critérios clínicos e vínculo epidemiológico são aqueles em que há histórico de contato próximo ou domiciliar nos últimos 7 dias antes do aparecimento dos sintomas, com caso confirmado laboratorialmente para Covid-19 e para o qual não foi possível realizar a investigação laboratorial específica. “Esse aumento no número de casos se deu porque passamos a usar esta base integrada que vai fazer com que tenhamos números muito semelhantes entre municípios e Estado”, explicou o secretário de Estado da Saúde, Helton de Souza Zeferino.

As cidades de Águas de Chapecó, Araquari, Fraiburgo, Maracajá, Palmitos, Santa Helena, Taió, Tigrinhos, Três Barras e Zortéa entraram na lista das que já têm pelo menos um caso confirmado, que agora tem 120 municípios. O local com a maior quantidade é Florianópolis, que contabiliza 334 casos, seguida por Blumenau (177), Joinville (168), Criciúma (113), Braço do Norte (92), Balneário Camboriú (90), Itajaí (80), Camboriú (68), São José (51) e Concórdia (49). Veja o mapa com os números desta terça-feira:

Alto Uruguai Catarinense já tem 155 casos

A Associação dos Municípios do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC) atualizou os números referentes a casos confirmados do novo coronavírus em 12 cidades da região. Foram confirmados 155 casos, 27 casos a mais que na contagem do dia seguinte.

De acordo com as informações da AMAUC, também foi oficializada a morte de um homem de 46 anos que estava internado com o novo coronavírus no Hospital São Francisco. Concórdia é a cidade da AMAUC com o maior número de casos confirmados.

São 69 casos de Covid-19 em Concórdia. Irani confirmou 26 casos, Ipumirim (18), Lindóia do Sul (15) e Arabutã (10). Ainda foram contabilizados 20 pacientes que se recuperaram da Covid 19 na AMAUC.

Concórdia

A Prefeitura de Concórdia também confirmou no boletim diário desta terça-feira (28), a primeira morte por coronavírus no município.

Trata-se de um homem de 46 anos, morador do bairro Guilherme Reich, era aposentado. Foi internado no dia 22 de abril, devido aos sintomas de Covid-19. Era portador de neuropatia diabética e tinha passado por cateterismo há mais de um mês.

Juntamente com essa notícia negativa, mais um aumento significativo no número de casos.

Mais 18 pessoas foram confirmadas com coronavírus, somente nas últimas 24 horas. Com isso o número de pacientes com a doença passou para 69.

Casos que ainda aguardam resultado de exames são 16 e descartados para coronavírus 24. No momento são 1764 pessoas que estão em monitoramento em Concórdia.

Sobre os confirmados

São 18 pessoas, 9 positivados por testes rápidos em laboratório ou no HSF e 9 através de PCR (Registrado aqui o óbito). Dos confirmados por TESTE RÁPIDO, cinco estão hospitalizados. Os demais estão em isolamento domiciliar.

  • 21 a 30 anos – 1 homem e 1 mulher
  • 31 a 40 anos – 3 homens e 1 mulher
  • 41 a 50 anos – 1 homem e 3 mulheres
  • 51 a 60 anos – 5 homens e 1 mulher
  • 61 a 70 anos – sem registro de confirmação no dia
  • 71 a 80 anos –1 homem
  • 81 a 90 anos – sem registro de confirmação no dia

Sobre os suspeitos:

São 3 homens. Dois em isolamento domiciliar e um internado em clínica.

  • 21 a 30 anos – 1 homem
  • 31 a 40 anos – 1 homem
  • 41 a 50 anos – sem registro no dia
  • 51 a 60 anos – 1 homem
  • 61 a 70 anos – sem registro no dia
  • 71 a 80 anos – sem registro no dia
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE