Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Cidade

A Escola de Educação Especial Branca de Neve da APAE celebra mais um aniversário

Escola vem aperfeiçoando metodologias de ensino, desenvolvendo projetos, fazendo parcerias e se destacando na Educação para atendimento de pessoas com deficiência intelectual.

Assessoria
por  Assessoria
29/04/2020 16:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

No dia 30 de abril de 1967, foi criada a Escola Especial de Erechim, tendo como sua mantenedora APAE - Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Erechim, atendendo inicialmente a 31 crianças, situada na Rua Gonçalves Dias, n° 22, próximo ao Hospital de Caridade, sob a direção da professora Suzana Costa.

Em 22 de maio de 1982, foi lançada a pedra fundamental da nova sede da APAE, situada no Bairro Boa Vista, em terreno doado pelo Exmo. Sr. Sinval Guazzeli, governador do Estado. Espaço este com quinze hectares de terra, onde em 1985 foi inaugurada a nova sede. Mais tarde, o espaço foi ampliado com novas salas de aula, clube de mães, cozinha, refeitório, sala de atividades complementares, centro de equ0terapia e ginásio esportivo.

No decorrer dos anos, a Escola vem aperfeiçoando metodologias de ensino, desenvolvendo projetos, fazendo parcerias e destacando-se ano a ano na área da Educação para atendimento de pessoas com deficiência intelectual.

São adotados os conteúdos e procedimentos da proposta APAE - Educadora e em conformidade com a lei de diretrizes e bases da educação 9.394/96.

A Escola oportuniza o acesso ao Ensino Fundamental – anos iniciais com busca à construção do conhecimento nas áreas de língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia, artes, educação física, assim como os temas transversais que compreendem ética e cidadania, conto e encanto, meio ambiente, saúde e bem-estar, pluralidade cultural, informática, e ABVD’s - Atividades básicas de vida diária.

Também é ofertado o Ensino Fundamental – anos iniciais na modalidade EJA, por meio de currículos adaptados e aprendizagens significativas e funcionais para a vida. São desenvolvidos em programas/projetos concomitantes para formação dos estudantes: escolarização de jovens e adultos; oficinas e educação para o trabalho.

O Projeto Pedagógico Específico (PPE) é destinado a estudantes com significativas alterações no processo de desenvolvimento. As ações fundamentam-se em princípios de natureza social e humana, ética e estética, considerando a importância dos preceitos legais que garantem o direito, de modo a beneficiar os que ultrapassam a idade de escolarização, por meio de currículos adaptados e aprendizagem significativa e funcional para a vida do educando.

A Escola de Educação Especial Branca de Neve - APAE, atende junto a Assistência Social e Saúde, com setor clínico composto por dentista, assistente social, psicólogos, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional, médico psiquiatra, médico neurologista, atuando também na área de equoterapia. Na área de assistência social atua juntamente com os usuários e suas famílias, com uma equipe de profissional conforme a resolução 17 (NOB – SUAS –RH).

Na Educação são desenvolvidas atividades pedagógicas de acordo com a legislação vigente e os parâmetros curriculares nacionais, e adotados os conteúdos e procedimentos da proposta APAE - Educadora e em conformidade com a lei de diretrizes e bases da educação 9394/96.

Atualmente a Escola junto a Saúde e Assistência atende 279 usuários, estes também oriundos dos municípios conveniados do interior do Alto Uruguai.

Neste ano de 2020, a escola tem como diretora Rejane Dalla Costa Corazza, vice-diretora Debora Poloni, e coordenadoras pedagógicas Ilane Costa Rossetto e Sandra Tonatto. A Escola vem desenvolvendo o projeto pedagógico “A Vida é da Cor que a Gente Pinta”, envolvendo diversas atividades paralelas, como treinos desportivos, dança, música e recreação. Hoje a Instituição conta com 62 funcionários para atender todos os assistidos. Na presidência da instituição contamos com a Sr.ª Romi Marta Niederberger.

Hoje, a Escola de Educação Especial Branca de Neve, junto a sua mantenedora APAE, vem celebrar mais um ano de existência, e quer, junto a seus colaboradores, agradecer a comunidade erechinense que de uma forma contribui ou já contribuiu. Juntos, ganhando força, vida, cenários, personagens motivados pelo mesmo sentimento que iniciou há 53 anos. Sem fins e sempre com muitos recomeços.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE