5ª Feira de Artesanato e Artes de Erechim movimenta R$ 50 mil e é celebrada como sucesso
Evento reuniu 44 expositores, atrações culturais e atividades para toda a família no ginásio do Colégio Haidée Tedesco Reali.
Classificada como um sucesso pelos expositores, a 5ª Feira de Artesanato e de Artes de Erechim movimentou cerca de 50 mil reais para artesãos e artistas do município. O evento promovido pela Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, com apoio da 15ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), foi realizada durante o último fim de semana no Ginásio do Colégio Estadual Haidée Tedesco Reali.
Além de 44 expositores que comercializaram criações autorais nas áreas de artesanato e artes plásticas, o evento contou com ponto para chimarrão com a Erva-mate Andreola, o espaço Café Caramello com lanches, brinquedos infláveis, oficina de dança nos dois dias com a instrutora Aline Maleski e música ao vivo com Henrique Neto, Moisés Michelin e Renato Veloso.

Relato dos expositores
A artesã Ana Paula de Albuquerque, da Coisas de Boneca agradeceu toda equipe envolvida na organização. “Encerrando a feira com a certeza que estamos no rumo certo, a cada nova feira vamos conquistando um público cativo que sempre abraça a ideia conosco. O sentimento que fica é gratidão”, disse.

O empreendedor Marcelo Ferrão, da MF Artes, demonstrou gratidão pela oportunidade de demonstrar o seu trabalho. “Ver a reação das pessoas que visitaram a feira é muito bacana. Vi também todo empenho de organização para deixar o ambiente decorado e agradável para quem visita e para nós expositores. A feira só vem crescendo e tá cada vez melhor. A questão da divulgação, organização e da economia criativa é muito importante para nossa manutenção e desenvolvimento, tem muitos outros valores fundamentais que são as amizades e trocas de conhecimento e experiência tanto com os colegas e também o público que nos visita, um conjunto de fatores que nos motivam e dão força para seguir em frente”, expressou.

A artesã Marinice Dumerques, da Flor de Maio Artesanal, destacou a importância da continuidade destes eventos. “O incentivo que estamos recebendo é muito importante, não só nas vendas, mas na visibilidade que estamos alcançando. A organização, divulgação e preocupação para que tudo fosse perfeito merece nosso reconhecimento”, disse.

A empreendedora Margarete Pagnussat, do Ateliê Charme de Menina, também destacou o sucesso do evento. “O fato de ter música, chimarrão, lanches, brinquedos infláveis, faz com que as pessoas se sintam mais acolhidas e queiram participar mais. Organização impecável”, comentou.

A artesã Juliana Cansian Alban, da Adora Laços, lembrou que uma Feira de Artesanato e de Artes é uma forma dos artesãos locais alcançarem pessoas que não alcançam no dia-dia. “Uma feira super positiva! Parabéns à Prefeitura. Toda organização, horários excelentes, atrações, divulgação... isso ajudou a gente atingir pessoas que foram pela primeira vez, pois a divulgação foi boa. Criamos novos contatos que de outra forma não atingiríamos”, contou.

A empreendedora Gisele Bittencourt, da Soulmistyc destacou a organização impecável. “Essa feira possibilita que nos empreendedores possamos divulgar ainda mais nosso trabalho. Agradecimento que a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo proporciona para nós, com muita dedicação, responsabilidade e amor. Foi incrível”, frisou.

Incentivo à produção e geração de renda
O secretário Emerson Schelski destaca que o objetivo do evento é sempre incentivar a produção local, gerando renda e promovendo o intercâmbio entre artistas e visitantes. “Fortalecemos ainda mais o trabalho desses artistas que encantaram os visitantes com suas peças. Nossa Feira de Artesanato e de Artes já é um marco para o turismo, a economia, o lazer, enfim, um evento que já é da comunidade”, destaca.

Fotos: Eliandro Campos, Milena Mezalira e Roger Gritti – Comunicação PME