Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

500 profissionais devem passar pelo Qualificar Erechim + Empregos, neste ano

Programa oferece cursos de costura, mercado digital, elétrica predial, elétrica industrial, mecânica e elétrica automotiva, tecnologia da informação, solda mag e mig, arame tubular, básico em usinagem CNC, autocad e solidworks

Ascom Prefeitura de Erechim
por  Ascom Prefeitura de Erechim
21/07/2022 15:31 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

Investir em qualificação profissional, gerar novas oportunidades de trabalho, melhorar o rendimento financeiro e oferecer serviços de excelência para empresas, consumidores e a população. Esses são os objetivos do programa Qualificar Erechim + Empregos realizado pela Prefeitura de Erechim, por meio Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, que neste ano pretende capacitar mais 500 profissionais de diferentes áreas.

Qualificação permanente

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Inovação e Turismo, Emerson Schelski, explica que o programa Qualificar Erechim + Empregos é uma ação permanente para desenvolver novas habilidades, competências técnicas e de comportamento, que atendam as necessidades da economia atual.

Novas oportunidades

“Com isso, a proposta é ampliar as oportunidades de trabalho, profissionalizar as diferentes áreas de atuação, sejam elas atividades industriais, tecnológicas, agrícolas, de serviços, mas, principalmente, focar no desenvolvimento humano e na melhoria financeira do trabalhador”, explica o secretário.

Números

Conforme o secretário, Emerson Schelski, a estimativa é que, em 2022, o número de pessoas qualificadas ultrapasse 500 trabalhadores. “Temos curso em andamento de costura (2 turmas), mercado digital, elétrica predial, elétrica industrial, mecânica e elétrica automotiva, tecnologia da informação (2 turmas)”, afirma.

E, acrescenta, “isso representa, neste momento, 149 pessoas sendo capacitadas, 72 aguardando o início de curso nos próximos dias, 26 pessoas que já concluíram e mais 184 profissionais na espera de cursos em fase de orçamento e posterior licitação. Deveremos chegar até o final do ano a marca de no mínimo 431 matrículas”.

Ele lembra que já foram realizados também, neste semestre, curso de solda mag e mig, arame tubular, básico em usinagem CNC, autocad e solidworks, eletricidade industrial. “Em parceria com Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) realizamos os cursos de modelagem industrial em audaces e programa e controle de produção”, disse.

Curso de gastronomia italiana

É importante destacar que estão abertas as inscrições para o curso de Gastronomia Italiana, em parceria com a FAINORS, que tem o objetivo de resgatar, valorizar, difundir a cultura italiana e desenvolver o Turismo Rural. “Além disso, estamos ajustando a parceria com o IFRS para novos cursos”, afirma.

O programa Qualificar Erechim + Empregos faz parte do maior plano de investimentos da história do município, o Investe + Erechim, que prioriza o desenvolvimento humano, social e econômico, está relacionado a todas as áreas, educação, saúde, tecnologia, comércio, indústria, serviços e meio ambiente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE