Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

50% mais de investimentos na Merenda Escolar em Erechim

Mais de 200 mil refeições são servidas por mês nas Escolas Municipais

Assessoria da PM de Erechim
por  Assessoria da PM de Erechim
22/08/2022 13:47 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

A alimentação escolar, com foco na alimentação saudável e adequada, compreendendo o uso de alimentos variados que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, contribui para o crescimento e o desenvolvimento das crianças/estudantes e para a melhoria do rendimento escolar.

Por isso, a alimentação escolar é realizada através do Programa Nacional da Alimentação Escolar (PNAE), que tem o objetivo de contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial, a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de práticas alimentares saudáveis dos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período letivo.

Nos últimos três anos, o aumento dos investimentos com a alimentação escolar é de mais de 50%. 

A secretária de Educação, Verenice Lipsch, comenta que a alimentação nas Escolas Municipais é um processo de organização controlado, afinal são mais de 200 mil refeições por mês para mais de 6.700 estudantes.

“No mês de junho foram servidas 224.777 refeições entre as escolas de turno parcial e integral. Cada nível tem um número de refeições e cardápio”, explica a secretária. 

No berçário e maternal, por exemplo, são oferecidas cinco refeições com mamadeira, fruta, almoço, mamadeira e lanche. Da Pré-Escola ao Ensino Fundamental II são oferecidas três refeições com café, almoço e lanche.

Fundamental na vida das pessoas

A Ariane Pinheiro de Lima é mãe da estudante Valentina de Lima, do 2º ano da EMEF Cristo Rei e fala da importância da alimentação no dia-dia. 

“A alimentação escolar é importante para o desenvolvimento dos estudantes pois contribui para o rendimento e a disposição na aprendizagem”, comenta a mãe da estudante.

Tão importante que a Secretaria Municipal de Educação tem um setor específico para a alimentação escolar, o qual dispõe de uma Coordenadora da Alimentação Escolar e quatro Nutricionistas que elaboram semanalmente o cardápio para as escolas. 

Isso tudo é definido com base na legislação do PNAE, onde no mínimo 70% dos produtos devem ser in natura ou minimamente processados (carne, leite, frutas, legumes, verduras, arroz, feijão, ovos), até 25% dos produtos devem ser processados ou ultraprocessados (biscoitos, bolachas, massa, pães, cucas, queijo, apresuntado, agnoline, tortéi) e até 5% ingredientes culinários processados (óleo, extrato tomate, sal).

Para se ter uma ideia, alimentos como arroz, feijão, massa, carne de gado e frango, legumes, frutas, ovos, leite, pão, bolacha, cuca, queijo, apresuntado, além de alimentos da época estão no dia-dia do cardápio que é preparado semanalmente e elaborado para respeitar as necessidades nutricionais e estimular uma alimentação adequada e saudável.

A nutricionista Marina Colombo explica que os tipos de alimentos são organizados conforme a faixa etária, o turno e a densidade energética necessária dos estudantes. 

“Todo nosso trabalho é baseado na legislação, que diz que é proibida a oferta de alimentos ultraprocessados e a adição de açúcar, mel e adoçante nas preparações culinárias e bebidas para as crianças até três anos de idade. Além disso, também nos adaptamos para atender aos estudantes diagnosticados com necessidades alimentares especiais como doença celíaca, diabetes, hipertensão, anemias, alergias e intolerâncias alimentares, dentre outras”, comenta a nutricionista.

Alimentos da agricultura familiar

No ano passado, foram investidos 80.61% no PNAE, especificamente com alimentos da agricultura familiar. Atualmente são três cooperativas envolvidas no fornecimento. 

“A nossa renda do que é destinado a merenda escolar chegou a 40 por cento”, comenta o produtor, Paulo Balat que tem uma agroindústria de panificios há 12 anos.

A Secretaria de Educação em parceria com a Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar vem buscando a organização dos agricultores através das cooperativas para que ofertem alimentos para a alimentação escolar. 

“Isso contribui para a geração de renda para os agricultores familiares e as escolas podem ofertar uma alimentação de qualidade”, destaca o secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski.

No ano de 2022 está orçado cerca de 3.5 milhões de reais para a alimentação escolar, com recurso do PNAE e recursos próprios da Prefeitura de Erechim, conforme previsto no programa municipal Investe + Erechim, que engloba obras e serviços nas áreas de educação, saúde, infraestrutura e tecnologia.

“A gente sabe que para muitas famílias a alimentação da escola pode ser a mais completa do dia, então vamos seguir investindo em alimentos e alimentação de qualidade para nossos estudantes. Sem fome nossos meninos e meninas vão se desenvolver através da educação”, finaliza o prefeito de Erechim, Paulo Polis.


PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE