Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Segurança

43 pessoas estão desaparecidas após chuvas na Baixada Santista

As equipes de buscas já encontraram 28 pessoas mortas, vítimas dos deslizamentos de terra causados pela forte chuva.

G1
por  G1
05/03/2020 17:06 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Defesa Civil do Estado de São Paulo e o Corpo de Bombeiros elevaram para 42 o número de desaparecidos após as chuvas na Baixada Santista, no litoral de São Paulo. O temporal começou na noite de segunda-feira (2) e se seguiu até a madrugada de terça-feira (3). As equipes de buscas já encontraram 28 pessoas mortas, vítimas dos deslizamentos de terra causados pela forte chuva.

Nesta quinta-feira, o número de desaparecidos subiu em Guarujá de 16 para 37. Segundo a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros, as autoridades fizeram o cruzamento das listas de moradores do Morro Barreira do João Guarda do Programa Saúde da Família e da Defesa Civil. Ainda segundo as autoridades, mais de 50 casas foram atingidas pelo deslizamento no bairro, por isso, é possível que esse número de desaparecidos suba ainda mais.

"Todas as pessoas que foram dadas como desaparecidas pelos familiares foram contabilizadas com base em dados dos órgãos de saúde, assistência social e Defesa Civil, além do Corpo de Bombeiros, em uma contagem única para facilitar esse balanço", disse o Capitão Marcos Palumbo, porta-voz do Corpo de Bombeiros do Estado de São Paulo.

Ainda segundo a Defesa Civil, além dos 36 desaparecidos em Guarujá, há 5 em Santos e 1 em São Vicente.

Veja onde ocorreram as mortes:

  • Guarujá: 23 mortes
  • Santos: 3 mortes
  • São Vicente: 2 mortes

A tempestade causou alagamentos em vias públicas, afetou serviços (transporte, educação, fornecimento de água, energia elétrica e telefonia) e fez rodovias serem bloqueadas.

Em um período de 24h, de acordo com dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), choveu 320 mm em Guarujá, valor muito acima da média de 263 mm prevista para março. Em Santos, choveu 239 mm, perto da média de 257 mm. Já em São Vicente foram registrados 207 mm de chuva, abaixo da média de 257 mm prevista para o mês todo.

Trabalhos continuam no Morro do João Guarda, em Guarujá, nesta quarta-feira (4) — Foto: Paula Paiva Paulo/G1
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE