Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Rio Grande do Sul

410 casos de covid-19 são confirmados no frigorífico da JBS, em Ana Rech

Vigilância Epidemiológica fará análise de cada caso para verificar se a triagem e os testes ocorreram da forma correta

O Pioneiro
por  O Pioneiro
22/06/2020 14:40 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Caxias do Sul divulgou no final da manhã desta segunda-feira (22), a atualização dos números em relação aos casos positivos para coronavírus no frigorífico da JBS, no bairro Ana Rech. De acordo com uma solicitação da pasta municipal à Fundação Universidade de Caxias (FUCS), responsável pela realização da testagem em massa na empresa, os dados foram consolidados e, até o momento, 410 tiveram resultado positivos (tirando duplicados), 10 indeterminados, 983 negativos e 135 não realizados, totalizando 1538. Em uma análise inicial, 294 dos positivos já estão recuperados. Foram feitos 30 testes RT-PCR e os demais todos testes rápidos.

Porthus Junior / Agencia RBS

De acordo com o comunicado da SMS, a Vigilância Epidemiológica fará uma análise caso a caso para verificar se a triagem e o tipo de teste aplicado foi feito de forma correta. A Vigilância também irá verificar se os 99 casos já inseridos nas estatísticas do município até sábado (20) estão duplicados na relação recebida da FUCS.

Na sexta-feira (19), o Ministério Público do Trabalho (MPT) divulgou que a testagem em massa realizada no frigorífico apontou que 436, dos 1,5 mil funcionários tiveram contato com o coronavírus. Desses, 24 já haviam sido contabilizados pelo município, segundo os investigadores. Apesar do número representar quase um terço do quadro, a maioria já havia desenvolvido anticorpos contra a doença. Diante da discrepância dos números, Castro afirmou, ainda no sábado, que os números relativos à JBS tenderiam a subir porque estavam sendo tabulados, mas disse que os testes rápidos não eram considerados pelas estatísticas, sob orientação da Secretaria Estadual da Saúde. Desde o dia 5 de maio, contudo, o Estado aceita resultados de testes rápidos para a contagem oficial.

Novos leitos

Ainda na manhã desta segunda-feira (22), o secretário da Saúde, em entrevista ao programa Gaúcha Hoje da rádio Gaúcha Serra, confirmou que Caxias terá sete novos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para a internação de pacientes com coronavírus. Eles estarão disponíveis, ainda nesta semana, no Hospital Pompéia. Conforme ele, cada leito custará R$ 2,8 mil, que serão custeados pelo município.

— Com sete novos leitos a cidade passa a ter agora 57 leitos (SUS) para internação na cidade, completa.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE