Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Agencia Brasil
Economia

394 mil empregos formais foram abertos em outubro no Brasil, melhor saldo para o mês em 29 anos

Segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, esse foi o quarto mês seguido com abertura de vagas com carteira assinada.

O Sul
por  O Sul
26/11/2020 14:24 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

A economia brasileira gerou 394.989 empregos com carteira assinada em outubro, segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) divulgados nesta quinta-feira (26) pelo Ministério da Economia.

O saldo é a diferença entre as contratações e as demissões. Em setembro, o país registrou 1.548.628 contratações e 1.153.639 demissões. Esse foi o quarto mês positivo de criação de empregos com carteira assinada, de acordo com dados oficiais.

Também foi o melhor resultado, para meses de outubro, desde o início da série histórica, em 1992, ou seja, em 29 anos. Até então, o melhor valor, para esse período, havia sido registrado em 2009, quando foram abertas 230.956 vagas com carteira assinada.

Parcial de 2020

No acumulado dos dez primeiros meses deste ano, houve a perda de 171.139 empregos com carteira assinada. Com isso, houve piora na comparação com o mesmo período do ano passado (+841.589 vagas formais). Esse também foi pior resultado, para esse período, desde 2016 – quando foi registrado o fechamento líquido de 751.816 postos de trabalho com carteira assinada.

As demissões no acumulado do ano refletem o impacto da pandemia do novo coronavírus no mercado de trabalho brasileiro, que gerou recessão na economia brasileira. No Brasil, estimativa mais recente dos economistas dos bancos é de uma queda de 4,5% para o PIB (Produto Interno Bruto) neste ano. Entretanto, nos últimos meses, dados já apontam para uma recuperação do nível de atividade e saída da recessão.

Segundo o Ministério da Economia, mesmo com o crescimento dos empregos formais nos últimos três meses, ainda não houve recuperação das perdas registradas entre março e maio deste ano – quando foram perdidos 1,594 milhão de empregos. De julho a outubro, foram abertas 1,092 milhão vagas com carteira assinada.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE