Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Guilherme Almeida
Entretenimento

36ª edição da Cavalgada do Mar começa neste sábado, desfilando a tradição gaúcha pelo litoral do RS

O trajeto iniciou no começo da manhã de sábado, no Parque do Balonismo, em Torres e encerra dia 22, na praia de Dunas Altas, no município de Palmares do Sul.

Correio do Povo
por  Correio do Povo
15/02/2020 18:18 – atualizado há 3 anos
Continua depois da publicidadePublicidade

No período em que os gaúchos mais se afastam do campo e se concentram nas areias das praias, a Cavalgada do Mar vem para reaproximar estes dois extremos, ao levar as tradições do Rio Grande do Sul até a orla. Começou neste sábado a 36ª edição do evento. Cerca de 500 cavaleiros e cavaleiras participam neste ano. 

O trajeto iniciou no começo da manhã de sábado, no Parque do Balonismo, em Torres, e será realizado em sete etapas ao longo desta semana, encerrando no dia 22, na praia de Dunas Altas, já no município de Palmares do Sul. Hoje o grupo avançou por cerca de 30 quilômetros, até Arroio do Sal, por onde chegaram por volta das 13 horas e realizaram o pernoite. Amanhã cedo, a caravana novamente parte, desta vez seguindo rumo a Capão da Canoa. Ao todo, o trajeto a ser percorrido é de quase 140 quilômetros. “Não é apenas uma atividade de lazer. É uma homenagem ao gaúcho, às nossas tradições. Entre os estados brasileiros, temos uma das histórias mais bonitas”, enfatiza o comandante da Cavalgada e presidente do instituto homônimo, Luiz Eduardo Amaro Pellizzer.

O sábado começou com tempo mais nublado e temperaturas mais amenas no Litoral Norte, mas sem o costumeiro vento. Mas com o avançar das horas e do trajeto, o céu abriu e o sol apareceu com força, elevando as marcas dos termômetros. Mas nada que tenha sido empecilho. Segundo Pellizer, além de gaúchos de diversas cidades, catarinenses e brasileiros de outros estados como São Paulo, Minas Gerais e Paraíba também marcaram presença. Até mesmo cavaleiros da Argentina e do Uruguai passaram pelas areias do Litoral Norte. “A gente procura mostrar a força da nossa tradição aos veranistas e um destes símbolos é o cavalo”, destaca o autônomo Marco Aurélio Melo, 50 anos. Ele estava na companhia de outros sete cavaleiros do Piquete Tradição e Glória, de Viamão, e aguardavam no final da manhã de sábado, sob a sombra de pinheiros, na praia de Areias Brancas, a chegada da cavalgada para se integrarem ao restante das tropas. “A idade vai pegando, e hoje temos mulher e criança juntos, então resolvemos diminuir um pouco o ritmo”, observa Melo, que participa há 34 edições.

Pellizer conta que está há 4 anos a frente da cavalgada e lembra da primeira edição. “Não é só uma celebração. Aqui trazemos pautas importantes. Desta vez é o pacto federativo, que pode beneficiar nosso estado. Mas na primeira vez foi um pedido de atenção ao trabalho no campo, do agricultor”, se recorda. O organizador também se diz comovido a cada edição. “É um momento de confraternização, amizade e carinho. Nas areias a reação das pessoas é emocionante”, destaca. Conforme o tradicionalista, a cavalgada vai mobilizar durante o trajeto, cerca de 5 mil pessoas, entre participantes e equipes de apoio. “Temos também a participação da Brigada Militar, com seu regimento de cavalaria”, completa.

Os cavalos, a grande razão de existir o evento, também não ficam em segundo plano. “Temos esta grande preocupação com o bem-estar animal. Além dos 10 veterinários durante todo trajeto, atuamos também para evitar qualquer tipo de contaminação aos banhistas e entre os animais”, assegura. Por isso, ele afirma que o apoio das prefeituras é essencial. “Sabemos que o verão é uma época de grande movimento aqui e com as prefeituras conseguimos manter a praia limpa após a passagem dos animais”, conclui.

As próximas paradas

Segunda-feira: Capão da Canoa a Imbé

Terça-feira: Permanência em Imbé

Quarta-feira: Imbé a Tramandaí

Quinta-feira: Tramandaí a Cidreira

Sexta-feira: Cidreira a Balneário Pinhal

Sábado: Balneário Pinhal a Dunas Altas

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE