Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Santa Catarina

26 cidades de SC com alerta roxo de perigo por chuvas e nova chegada de temporais

Intensidade do risco para deslizamentos varia de alto a muito alto em quase todo o leste de SC; temporais retornam durante a tarde.

NDMais
por  NDMais
01/12/2022 18:38 – atualizado há 1 ano
Continua depois da publicidadePublicidade

Neste quinto dia seguido de chuvas, 26 municípios de Santa Catarina estão em risco máximo para deslizamentos, de acordo com o alerta divulgado na manhã desta quinta-feira (1º) pela Defesa Civil. Quase todo o leste do Estado está em risco alto, muito alto ou máximo para as ocorrências.

Foto: Roberto Dummer/NDTV

A situação se torna mais crítica devido à previsão de novos temporais para as regiões entre o Meio-Oeste e o Litoral durante a tarde desta quinta-feira.

Mapa mostra risco de deslizamentos para os municípios de SC. Legenda: amarelo: risco moderado; laranja: risco alto; vermelho: risco muito alto; e roxo: alerta máximo – Foto: Defesa CIvil/Divulgação/ND

Além das cidades em risco máximo, há ainda 17 municípios em risco muito alto (vermelho), 19 em risco alto (laranja) e os demais em risco moderado (em amarelos) para a ocorrência de deslizamentos, detalha o aviso.

A Defesa Civil emitiu outros dois avisos para a ocorrência de temporais que colocam cinco regiões em alerta laranja alagamentos, inundações e deslizamentos de terra: Litoral Sul, Planalto Norte, Serra, Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

As chuvas ocorrem devido à grande “disponibilidade de umidade combinado com aquecimento diurno”, segundo o aviso. Os temporais ocorrem em formas de pancadas, acompanhados de chuva pontualmente intensa com raios, rajadas de ventos e eventual queda de granizo.

Regiões em laranja estão em alerta para temporais que devem ocorrer nesta tarde – Foto: Defesa Civil/Divulgação/ND

Há ainda a atuação de um sistema de baixa pressão que provoca rajadas de vento na costa catarinense, com intensidade que variam entre 50 e 75 km/h.

Estragos e desabrigados

A chuva forte que atinge Santa Catarina nos últimos dias levou 17 municípios a decretarem situação de emergência. Os fenômenos já deixaram cerca de 275 pessoas desabrigadas e 1182 desalojadas até esta quinta-feira.

Pelo menos duas mortes foram confirmadas em decorrências de situações relacionadas ao tempo no Estado. Os dados constam no relatório divulgado pela Defesa Civil Estadual, nesta manhã de quinta-feira (1º).

Pelo menos 17 municípios já haviam decretado situação de emergência, conforme o relatório da Defesa Civil.

São eles: Araquari, Joinville, São Bento do Sul, Luiz Alves, Corupá , Guaramirim, Rio dos Cedros, Campo Alegre, Santo Amaro da Imperatriz, Benedito Novo, Palhoça, Rancho Queimado, São José, Águas Mornas, Antônio Carlos, Armazém e Anitápolis.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE