Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

24º Ciclo de Palestras sobre Citricultura reúne mais de 400 participantes e termina com visita técnica

Erechim recebeu o evento que é considerado o principal do setor do Sul do Brasil nesta semana.

Assessoria Prefeitura de Erechim
por  Assessoria Prefeitura de Erechim
30/06/2023 09:50 – atualizado há 22 segundos
Continua depois da publicidadePublicidade

Um encontro da pesquisa e universidades com a assistência técnica e os citricultores, para trocarem informações importantes sobre a cultura. Assim foi a 24ª edição do Ciclo de Palestras sobre Citricultura, que ocorreu na URI Erechim e se encerrou nesta quinta-feira (29/6) com uma visita técnica à propriedade da família Griebler, em Aratiba. O evento é promovido pela Emater/RS-Ascar, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Secretaria de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (SEAPI), Prefeitura de Erechim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar e Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI. Participaram 420 pessoas no primeiro dia e 350 participantes no segundo dia de evento.

Visita técnica

Durante o segundo dia, na quinta-feira (29), foi realizada visita técnica à propriedade da família Griebler, em Aratiba, com abordagens de sistematização, implantação e manejo de pomares jovens. “A característica da região é de áreas com declive”, destacou o diretor do Departamento de Diagnóstico e Pesquisa Agropecuária da SEAPI (DDPA), Caio Efrom. Segundo ele, a visita foi encerrada com a ida a um packing house, onde é feito o tratamento de frutas para a comercialização.

Palestras

No primeiro dia, a quarta-feira (28), a programação contou com palestrantes da UFRGS, Embrapa, Emater/RS-Ascar, Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e Seapi, além de relatos de produtores apresentando orientações de produção, variedades disponíveis, condições de fertilidade dos pomares citrícolas gaúchos, soluções e fitossanidade.

Um dos pontos de destaque no evento foi a discussão sobre a ameaça do greening, doença dos citros que não está presente no Rio Grande do Sul e foi detectada recentemente em Santa Catarina e no Uruguai.

A chefe da Divisão de Defesa Sanitária Vegetal da SEAPI, Rita Antochevis, mostrou dados sobre a doença e as estratégias de vigilância e exclusão realizadas pelo Departamento de Defesa Vegetal. "O Greening - HLB é a doença mais importante da citricultura em nível mundial. Estamos monitorando constantemente os pomares e realizando ações de fiscalização de trânsito, objetivando uma eventual detecção precoce, além de interceptar materiais que possam causar o ingresso do patógeno", afirmou ela. “Somente este ano, foram monitorados 1.800 hectares de citros no Estado”, destacou.

O evento contou também com patrocínio de Sicredi UniEstados, Cresol Centro-Sul RS/MS, Uniprime, CECAFES, Kesoja, Cooperval, Agronomia URI Erechim, Tecnovin, Top Formaturas, Viveiro Mondini, Viveiros Weber, Viveiro Naldo Rosário do Sul e apoio do SEBRAE.

O secretário de Agricultura, Abastecimento e Segurança Alimentar, William Racoski, destacou que o Governo de Erechim segue comprometido com os produtores rurais. “Agradecemos à todos produtores que participaram deste evento tão importante. Estamos comprometidos em auxiliar nossos produtores erechinenses a diversificar a propriedade e temos condições de fazer isso através dos nossos programas de apoio. Contem conosco”, exaltou o secretário.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE