Receba as notícias mais importantes do dia no WhatsApp. Receba de graça as notícias mais importantes do dia no seu WhatsApp.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
Divulgação
Cidade

20ª Semana Nacional de Museus de Gaurama

Em 2022 a temática escolhida é a participação dos jovens gauramenses (pracinhas) na Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Assessoria Prefeitura de Gaurama
por  Assessoria Prefeitura de Gaurama
27/06/2022 15:57 – atualizado há 12 meses
Continua depois da publicidadePublicidade

A Semana Nacional de Museus acontece tradicionalmente no mês de maio em todo o Brasil, e neste ano voltou a ser realizada no município de Gaurama, após dois anos de interrupções em decorrência da pandemia da Covid-19. No município, as atividades estão sendo organizadas pelo Museu Municipal Irmã Celina Schardong, e em 2022 a temática escolhida é a participação dos jovens gauramenses (pracinhas) na Força Expedicionária Brasileira (FEB), que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

As atividades fazem parte da 20ª Semana Nacional de Museus, tendo como principal objetivo, apresentar à comunidade a história dos quatro jovens designados para a lutar na Guerra contra o nazismo e o fascismo. Em uma primeira etapa, os trabalhos foram realizados em parceria com o Colégio Estadual Libano Alves de Oliveira, com alguns professores, e com as turma de segundos e terceiros anos do ensino médio, as quais participaram de uma aula elaborada pelo Museu Municipal, em que tiveram contato com fotografias, documentos e músicas da época, aprendendo um pouco mais sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra, e a influência do evento mundial nas famílias gauramenses.

O Museu também está preparando a segunda atividade sobre a temática, tendo por objetivo homenagear as famílias dos ex-combatentes, e inaugurar uma exposição permanente sobre os pracinhas gauramenses, que ficará aberta para a visitação do público em geral no Museu Municipal Irmã Celina Schardong.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE